Você sabe o que é Hygge? Entenda esse estilo de vida
Essa palavra diferente tem “viralizado” recentemente no mundo das hashtags. E o que isso tem haver com a arquitetura? Tudo!
Desde que a Noruega (seguida da Dinamarca e da Islândia) foi considerada o país mais feliz do mundo, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), esse estilo de vida voltou à tona. Durante o inverno as temperaturas nos países nórdicos são muito baixas e apenas quatro horas de sol por dia, o que faz com que as pessoas passem mais tempo dentro de casa. Portanto, as formas de se divertir no lar passam a ser muito importantes e aí entra a ideia de trazer o conforto para dentro de casa.
A palavra de origem escandinava hygge (pronuncia-se “rîgue”, ou “hu-ga”) ainda não tem tradução para o português mas carrega um conceito de que tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem estar. Preparar a casa para a chegada da nova estação, reunir os amigos em torno da mesa, ler um livro e tomar um chá contemplando o silêncio em frente a lareira: é mesmo toda uma filosofia de boa vida.
Como vivenciar o hygge no Brasil?
Uma vez que esse lifestyle é sobre curtir momentos simples e cheios de bem-estar, ele pode ser adaptado de acordo com o clima local, o humor e as preferências de cada pessoa.
Dessa maneira, hygge pode ser desde curtir um jantar à luz de velas até uma caminhada pela praia, ouvindo apenas o som das ondas ou até mesmo usar aquela calça jeans que você tanto ama e se sente confortável. Aqui, a única regra é fazer aquilo que te faz bem.
Criar ambientes acolhedores no estilo hygge
A decoração também sofreu influências da palavra, mas é importante não confundir o hygge, ele não é um estilo escandinavo de decoração. A experiência prazerosa de aproveitar cada momento da vida acaba se unindo a isso porque a maioria dos povos nórdicos tem esses momentos dentro de suas casas. O hygge então foi introduzido na decor para justamente adicionar essa identidade aos ambientes.
Hygge significa cuidar da iluminação para que o ambiente seja convidativo, colocar uma boa música de fundo, velas e flores sobre uma mesa: é aquele toque especial para provocar um prazer simples.
Iluminação
Na decoração Hygge, as velas são imprescindíveis. Elas trazem aconchego, intimidade; e as perfumadas, estimulam os sentidos. Alguns nórdicos acreditam que o outono e o inverno são as melhores estações para acendê-las e ter este ‘sentimento’ – Também é necessária a busca pela luz porque sempre está escuro e frio.
Não podemos nos esquecer da iluminação natural. Luz natural é fundamental – preste atenção ao aproveitamento das janelas, elimine todo e qualquer adorno que impeça ou dificulte a passagem do sol durante o dia e escolha cortinas que tragam leveza.
Flores, Plantas e Madeiras
Flores naturais sobre uma mesa. Plantas na sala. Paredes de cores mais neutras (branco, cinza, creme). Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão – para aquecer o ambiente. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.
Receber amigos em casa
Por ficarem muito tempo em casa, os povos nórdicos gostam de se reunir no conforto do seu lar, por isso, inspire-se e abre as portas da sua casa para família e amigos.
Cozinhar em casa, fazer aquela receita que resgata suas memórias e compartilhada com quem te faz bem é um estilo hygge.
A forma mais fácil de sentir o hygge é em casas e lugares pequenos. E tem sentido, porque assim é mais fácil manter uma única conversa em vez de várias com as pessoas.
Objetos que te trazem memórias
O hygge tem também muito de nostalgia. Uma viagem por aquele país que você tanto sonhou e realizou, aquela foto no porta retrato que relembre seus antepassados, livros com dedicatórias, aquela peça que já passou por toda a geração da sua família.
Mantenha por perto as lembranças e objetos que te fazem felizes e tragam sensação de paz. Lembre-se sempre das experiências e coisas simples da vida.
Sensação de aconchego e simplicidade
Pense no seu tempo de maneira eficaz, seja para trabalhar ou realizar tarefas diárias, assim poderá ter um momento para se cuidar e relaxar após as obrigações.
Embora o hygge tenha mais a ver com desfrutar as coisas do que com objetos concretos, há elementos que ajudam. As velas, que já falamos aqui, trazem calor e luz quando na Escandinávia domina a escuridão e o frio.
Usar roupas folgadas, ficar na cama no domingo debaixo do edredom por mais tempo do que o habitual, ler um bom livro ou tomar um café. Enrolar-se no sofá com uma manta, ver um filme.
É importante também criar refúgios, cantinhos com toques especiais em sua casa, locais em que você goste de estar. Tome um chá na cozinha, brinque com o cachorro na sala em meio as almofadas. E por falar nisso, malhas, almofadas e tapetes trazem mais conforto e tornam a casa mais acolhedora e convidativa para você desfrutar desses momentos.
Hygge não é para ser traduzido. É para ser sentido!
Fica bem claro que o hygge é um mindfulness permanente ao estilo nórdico. A ideia é relaxar e se sentir “em casa” tanto quanto for possível, esquecendo (por um momento que seja) as preocupações da vida.
É algo como o slowliving. É viver o momento, desfrutar o agora. É tentar ser generoso consigo mesmo e com os demais. Você com certeza pode começar a praticá-lo agora. Que tal tornar a sua casa um pouco mais higgelig?