Você sabe a diferença entre janelas maxim-ar e basculante?
Você sabe a diferença entre as esquadrias chamadas de maxim-ar e as basculantes? Elas são parecidas, por isso a confusão.
A janela maxim-ar é muito utilizada em banheiros, mas também tem sido muito aplicada em vários ambientes da casa e em ambientes comerciais. Sua abertura ocorre empurrando a folha da janela para fora e pode chegar a 90º em relação à esquadria, dependendo do tipo de articulação utilizada.
Sua abertura ocorre a partir de um eixo horizontal (o que a difere da janela basculante, que utiliza um eixo vertical) e ela é composta apenas por uma folha (a basculante muitas vezes é composta por um conjunto de folhas acionadas por um mesmo sistema).
A vantagem desse sistema é que permite uma boa ventilação pela abertura chegar a 90º e com isso, facilita também a limpeza da peça.
Os acabamentos podem ser variados, é possível encontrar no mercado peças em alumínio, pvc, madeira e até ferro.
Não apenas no banheiro podem ser usadas essa janelas! Nesse centro empresarial a fachada é composta por esquadrias com o sistema maxim ar e vidro espelhado.
A diferença entre a janela maxim-ar e a janela basculante é a forma de acionamento da abertura, enquanto que a primeira se dá por meio de um eixo horizontal, a basculante é um sistema de abertura na vertical.
Outra diferença é que a maxim-ar é aberta individualmente e a basculante, em um conjunto pode ser abertas todas ao mesmo tempo com um acionamento.
A parte de abertura da janela basculante é projetada para fora, enquanto a parte de cima fica para o lado de dentro, permitindo uma abertura de até 70º, mas que pode variar de acordo com o fabricante e por isso é preciso estar atento a isso quando for escolher a sua.
Os acabamentos desse sistema pode ser de alumínio, pvc, ferro, madeira e blindex.