Salone Del Mobile 2017 - influências da semana de design em Milão
Milão foi uma experiência incrível, adorei andar pelas ruas e viver o design!
O olhar estava por todos os lados, inclusive para baixo e para o alto! É imprescindível ficar atento ao que acontece e sentir!!!
Deu pra sentir que tanto a moda como a Decor expressam uma identidade pessoal, social e cultural, não existe certo ou errado, existe o que te agrada!
Confesso que esse ano não rolou muitas novidades no setor moveleiro, praticamente tudo o que vi já foi mostrado em outras edições da feira, mas sai da feira me sentindo revigorada!
Vou citar algumas características importantes da Semana de Design de Milão 2017 que podem influenciar nas suas escolhas!
Cores
A cor rosa encantou e continua encantando o mundo da décor. O ano passado a Pantone anunciou Rose Quartz como a cor do ano, um tom suave, pastel, agradou o mundo da décor e da moda. E esse ano pude notar que ela continua em alta e inspirando cada vez mais.
A paleta está mais colorida, tons de verdes, azul, amarelo e terracotas!
O verde é a cor do ano (Greenery, anunciado pela Pantone) os tons variam, do Petróleo, mais ativo do que nunca, ao Esmeralda. O amarelo jovial esteve presente. E para a alegria dos arquitetos que morrem de medo de cor, reinam matizes de terracota, mas não dá para negar que os tons terrosos garante elegância nos ambientes.
Texturas: couro e veludo
O couro foi a bola da vez, peças importantes na decoração como sofá, poltrona, cama, móveis contaram com o material e se destacaram, trazendo mais calor e aconchego. O pesponto estava presente em muitos deles.
A elegância do veludo foi um dos destaques deste ano, mas me pergunto se ele vai ser bem aceito aqui, devido o nosso clima. Ele vem revestindo sofás, camas, poltronas e almofadas, um luxo! Importante saber dosar para não carregar.
Criança x Design
Dentro e fora Salone, desenhos mais extravagantes, ligeiramente surreais e, algumas vezes, literalmente engraçados, foram o destaque. O lúdico e encantador universo infantil marcou a Expo Gira-Tondo na Trienalle que celebra a história do mobiliário italiano por meio do design infantil, um encanto!
Entre lançamentos do ano, a luminária Kong, da Qeeboo, que foi inspirada no filme King Kong.
No stand da Edra, o sofá de Francesco Binfaré chamava atenção de longe pelo aspecto inusitado: inspirado no derretimento das geleiras, trazia um encosto em formato de urso gigante, amei!
A Kartell também vem com um mobiliário e luminárias em acrílico para a criançada.
Pluz size na Décor
A indústria moveleira fez uma reviravolta nas proporções e apostou nas poltronas mais rechonchudos, e olha que foi um sucesso!
Quem não gosta de uma balança?
Pode escolher a sua! Nunca se viu tantos balanços e móveis com mais mobilidade. Uma busca pelo conforto e por uma vida mais movimentada!
Liberdade nas composições
Misturinha boa é você se permitir a fazer aquilo que gosta com as experiências que ajudam a dar significado na felicidade do morar.
Cada vez mais vemos na décor a liberdade de composição, como tapetes colocados de forma não tradicional e descentralizada, como mobiliários com formatos inusitados e extravagantes, sobreposições e misturas de estampas.
A MOOOI traduz bem tudo isso, subverte o que é certo e faz algo único, fora da proporção e do óbvio, ela foi um dos grandes destaques da semana.
Brasilidade em alta
O modernismo brasileiro ganha mais força, e mais refinamento. Os olhos do mundo se voltam às riquezas do Brasil.
A Lot Of Brasil apresentou a nova coleção que conta a história do sertão nordestino, o Cariri. Em parceria com a Quaker Decor, a marca brasileira de Pedro Franco, fez bonito com seu estande coloridíssimo, assinado pela arquiteta Ana Virginia Furlani e com a participação de designer renomados. O nosso queridinho Sofá Underconstruction fez bonito e foi uma das sensações da semana do design de Milão.
Bicharada solta
O planeta do design foi infestado pelos bichos, de criações vanguardistas apresentadas no Salone Satélite por jovens talentos, ao show-case da holandesa Moooi, escaravelhos, besouros, gafanhotos e estampas de pássaros a peixes, passando por serpentes e outros clássicos deram o ar da graça.
De olho: Isaloni
A proposta étnica e os “novos” limites da cor foram o grande destaque da Missoni. A marca aposta em cores vibrantes, nas listras pretas e brancas, nos ziguezagues multicoloridos e ainda nas estampas com temática botânica.
Na mesa Liquefy, design Patricia Urquiola para a Glas Italia, a superfície com aplicação de uma película especial, parece estar em lento movimento, como se estivesse derretendo.
Um clássico da MDF Italia, a poltrona Sign, design Piergiogio Cazzaniga, ganhou releitura em fios metálicos, com três opções de acabamento: dourado, preto ou rosê.
A poltrona Tippy criação de Zaha Hadid foi desenvolvida postumamente pela Sawaya e Moroni como homenagem à arquiteta.
Dureza formal e conforto se unem no Grand Sofà, design Antonio Citterio para a Vitra.
Choque de listras define o visual o armário Ziqquarat, design Driade Lab para a Driade.
Assinada por Patricia Urquiola, a linha Garden Layers, lançamento da GAN, combina tapetes, almofadas e colchonetes para áreas de estar ao ar livre, testei e amei!
Um giro – Fuorisalone
Fuorisalone é onde você vê fomentar a criatividade e a liberdade no design.
Uma exposição que conta com uma fórmula quase infalível: pesquisa e mais experimentação, que não raro resultam em criações impressionantes.
Seguem alguns destaques:
Com o tema Time to Color, escolhido para o Fuorisalone no Superstudio (Tortona), o designer Tokujin Yoshioka combina arte e tecnologia das telas OLED da LG com tanta sensibilidade, é de tirar o fôlego!!!
São 16 “cadeiras” compostas por vidro e as telas LG gerando um jogo de cores e sensações. E no fundo tinha 30.000 pequenos OLEDs formando uma espécie de tapeçaria de luz, com a tonalidade natural da luz solar.
O banco Kansai de aço carbono e latão do designer Ronald Sasson foi exposto na mostra Be Brasil e encantou com a sua beleza.
O CUT Pendant, um pendentes de vários tamanhos com cortes retos que lembram a lapidação de um diamante. Desligado, ele reflete a luz de forma infinita, lembrando o efeito de um caleidoscópio. Já quando está aceso, o reflexo surge como um laser, criando formas ópticas com ar bastante futurista.
A elegante estante Pentagramma, com até 2,80 metros de altura, causa grande impacto, mesmo com seu desenho leve.
O Corian Cabana Club é outro imputs inteligente deste ano na Milan Design Week. A colaboração criativa levou a marca a explorar multiculturas, sempre abusando do mix de cores e estampas, além dos revestimentos criados pela marca.
A excelência da Boffi em seu showroom em Brera veio quebrar os padrões dos espelhos com diversos formatos, oval, redondo, quadrados, retangular. Amei!
O viver outdoor é uma das atrações do Festival Let’s make room for, promovido pela loja de móveis Ikea. Um convite à reflexão sobre o uso do verde no nosso viver cotidiano.
Para celebrar seus 90 anos, a Cassina apresentou a nova coleção no tradicional showroom milanês renovado por Patricia Urquiola na Fondazione Feltrenelli. Bem colorido, amei!!!
O estúdio Nendo, de Oki Sato, apresentou Okome, paisagem em forma de sofá modular.
Pelas ruas de Lambrate, a cabeceira chamou atenção pelo seu desenho inusitado.