Revestimento 3D
As placas do revestimento 3D formam um painel decorativo tridimensional em alto ou baixo relevo que podem ser usados tanto nas paredes, quanto nos tetos. Ele pode ser encontrado em diferentes materiais, como gesso, cimentícios, pedras, PVC, pet, alumínio ou fibras vegetais como bambu e madeira.
Para cada material existe uma possibilidade de uso (interna ou externa), a possibilidade de utilizar algum tipo de pintura, uma forma de instalação e conservação.
Por sua característica texturizada, esse revestimento ajuda no isolamento termo acústico dos ambientes, podendo servir como fundo para salas de TV e estar, bibliotecas, vitrines de lojas, e outros ambientes diversos com resultados muito interessantes.
Esses revestimentos em 3D são ótimas opções para quem quer causar um impacto visual na decoração. Pode-se explorar nessas peças o efeito de luz e sombra causado pelo relevo das formas.
Não há limites de ambientes em que estes revestimentos podem ser aplicados, pois existem modelos adaptáveis para salas, quartos, banheiros e áreas externas.
Com aplicação simples, os revestimentos 3D conseguem ainda dar a sensação de movimento e profundidade a um espaço, sendo uma alternativa aos tradicionais papéis de parede.
A escolha do material dependerá do efeito, criatividade e ousadia que você busca para o ambiente desejado.
Na sala, o revestimento 3D pode ser o toque que faltava para deixar o ambiente ainda mais moderno e sem sobrecarregar a decoração.
Na lareira o efeito desse material pode ser usado para dar imponência ao ambiente e destacar o volume onde está instalada.
Na sala de jantar pode ser usado como nesse ambiente, dentro de uma moldura delimitando o espaço onde será aplicado.
É necessário ter bem definido o local em que o revestimento será aplicado. Por serem materiais com relevo, o ideal é usá-los em paredes inteiras, sem recortes de janelas e sem contornar quinas, porque o acabamento no corte da peça é mais difícil devido ao seu movimento.
Interessante explorar o efeito da luz sob esses revestimentos. O jogo de luz e sombra ressalta ainda mais as formas das peças.
Para quem pretende mudar a decoração do quarto, o revestimento 3D é uma ótima pedida para fugir do papel de parede. E para se atingir um efeito ainda mais bonito, é muito importante dar atenção à iluminação presente no cômodo.
Existe no mercado inúmeras opções de texturas e cores, efeitos mais e menos aparentes, escolha a que mais te agrade e que tem mais a ver com a sua personalidade.
Esse material instalado na parede possui a mesma dimensão porém, os diferentes formatos do 3D criam uma composição agradável de tramas e desenhos.
No banheiro, o revestimento 3D mais indicado é o de PVC ou até mesmo o porcelanato.
O desenho das peças deve ser proporcional ao tamanho do espaço a ser usado, porque se a parede onde será aplicado for pequena, o material terá que ter repetições com formatos menores. Já se o espaço for amplo, você pode utilizar peças com formatos de desenhos mais alongados e diferenciados.
Na cozinha, aposte em um material que pode ser molhado e facilmente limpado. Escolha o que mais combina com você e transforme, renove, traga um novo visual e elementos a sua decoração.
Um dos benefícios mais atrativos do revestimento 3D é exatamente a facilidade de aplicação que ele proporciona, não exigindo mão de obra especializada e sendo aplicável em todo o tipo de superfície.
Outro lugar que o revestimento 3D causa um efeito interessante, é a parede da escada, que muitas vezes sendo o pé direito duplo, traz destaque ao ambiente.
Os revestimentos 3D também podem e devem ser usados em áreas externas, resultando em uma decoração criativa e original. A atenção, no caso, deve ser quanto ao material das placas do revestimento, verificar a possibilidade do uso externo, sem problemas em ficar no tempo.