Respondendo alguns dilemas da Decor
Resolvemos compartilhar aqui algumas dúvidas mais frequentes que surgem dos nossos clientes e que tenho certeza que pode te ajudar também!
Vem com a gente!!! A primeira delas é:
O que fazer com a parede grande e vazia?
O espaço vazio acaba sendo um grande dilema pois muitas vezes o medo de errar torna a decisão de compor o ambiente mais difícil.
E qual a solução?
Você tem algumas opções, ou partir para um quadro único na parede para preencher essa sensação de vazio.
Compor essa parede com outros quadros de tamanhos e formas diferentes, você pode até intercalar com um móvel ou uma estante, mas tudo depende do espaço que seu ambiente comporta e se não vai prejudicar essa circulação!
Se a sua alma não for tanto de colecionador e gosta de algo mais minimalista, entrar com uma textura, como a madeira, a pedra ou uma pintura especial como o cimento queimado é uma boa ideia!
Você pode ousar com um papel de parede que fique diferente e crie uma textura interessante no ambiente.
Ou até mesmo uma cor, essa decisão vai muito do gosto pessoal e principalmente das necessidades que você precisa no ambiente!
Minha casa precisa de cortinas?
Cortinas tem uma função prática. Elas servem para proteger você e seus pertences da exposição aos raios solares e dos olhares curiosos dos vizinhos.
Além dessas funções, ela é capaz de criar o clima aconchegante na sua casa. A textura do tecido dá uma sensação visual de conforto e filtra a entrada de luz natural, banhando o espaço com uma luz mais suave e delicada.
E qual a solução?
Use tecidos leves como voil, gaze de linho ou cambraia para fazer painéis sem nenhum tipo de prega. A ideia é que quando estiverem esticados, os painéis formem uma fina “camada” em frente às janelas e quando abertos deixem entrar a maior quantidade possível de luz.
A opção de um linho mais tramado, onde a luz não é totalmente bloqueada, traz sensação de aconchego e pode até ousar em umas cores mais para o bege ou cinza e fugir das tradicionais cortinas brancas!
Minha casa precisa de tapete?
Assim como as cortinas, os tapetes tem uma função prática que é fornecer conforto térmico a ambientes com pisos frios, como os de cerâmica. E assim como as cortinas, cumprem a função abstrata de aquecer os ambientes visualmente com suas texturas, estampas e cores.
Além disso, tapetes dão a sensação de separação dos ambientes quando as áreas são integradas.
Porém, vem sempre as questões, tapete é mais uma coisa pra limpar, acumula poeira, pelos de cachorro, pecinhas micras de Lego e vai te fazer pensar 2 vezes antes de servir vinho na próxima festa.
E qual a solução?
Se você mora em um lugar quente, como eu, você não “precisa” de tapete mas usar um vai elevar a sua decoração a um outro nível.
Use uma pele de vaca, que é ultra-resistente e fácil de limpar, para evitar aquele buraco no meio da sala e “amarrar” os móveis.
Outra ideia é brincar com tapetes menores só para introduzir textura e um colorido, como uma passadeira em frente ao sofá ou um tapetinho embaixo da poltrona de leitura.
Hoje é possível encontrar vários tipos de altura e densidade de pelos que são práticos e fáceis de limparem.
Na parede da sala de TV, como decorar?
Ah, como seria bom se a gente pudesse decorar a nossa sala pensando só em receber os amigos, bater-papo, brincar com as crianças, ler e ouvir música, sem se preocupar com a TV, equipamentos medonhos e seus fios sinistros.
Infelizmente a realidade é que a maioria das salas de estar são também salas de TV e vamos combinar que esses trambolhos não são nada atraentes.
Então, como decorar a sua sala para que a sua vida não gire em torno da TV?
E qual a solução?
Tire da TV a posição de ponto-focal da sala. Ponto focal é o ponto de interesse de um ambiente, o ponto para onde os olhares são atraídos. Nos lugares onde faz frio, é sempre a lareira mas pode ser uma vista bacana, uma obra de arte, uma estante.
Nas salas onde os assentos estão voltados para a TV o ideal é criar pontos de interesse ao redor do equipamento para distrair a atenção das pessoas quando a TV estiver desligada.
Se a TV estiver apoiada em um rack, instale prateleiras sobre o móvel e crie composições com livros, quadros e objetos interessantes.
Você também pode fixar a TV na parede e criar uma parede-galeria em torno dela usando quadros de diferentes tamanhos e formatos.
Qual é o jeito correto de usar espelhos?
Você já ouviu muitas vezes que usar espelhos na decoração faz um ambiente parecer maior, certo? O que ninguém nunca te contou é que tem “jeito certo” de usar espelhos.
O espelho duplica a imagem e é aí que o problema acontece. Cuidado para não refletir a casa do vizinho dentro da sua, ou então de frente para um banheiro, e principalmente espelho de frente para outro espelho, que dá aquela sensação de repetição eterna desagradável!
E qual a solução?
Quando for posicionar os espelhos sempre observe o que ele vai refletir, que tipo de paisagem você vai trazer para dentro da sua casa.
Se a vista da sua janela não for lá essas coisas, tente mudar a posição do espelho, mais baixo ou mais alto, ou melhor ainda faça um conjunto com vários espelhos menores ou com espelhos.