Close

Quer economizar? Conheça algumas soluções inteligentes para sua casa!

Com a escassez cada vez mais dos recursos naturais, o aumento dos gastos com a energia e água fez com que as construções se adaptassem ao aproveitamento desses recursos, criando esse conceito de casa inteligente que tem esse apelo de sustentabilidade.

 

Além de ajudar a preservar o meio ambiente esses recursos auxiliam na economia dos gastos do dia-a-dia da casa.

 

Acompanhe essa matéria e veja com é possível implantar esses sistemas na sua casa.

 

Aquecimento da água com Energia Solar

Para instalar a energia solar residencial é necessário procurar uma empresa especializada que vai avaliar a residência e fazer um pequeno projeto com as reformas e equipamentos necessários. O ideal é pensar na utilização da energia solar antes de construir a casa. Mas isso não impede que o sistema seja instalado em uma casa que já esteja pronta. O custo aumenta um pouco, mas não é nada que assuste.

 

 

A captação da energia solar para aquecimento da água utilizada em chuveiros, torneiras e banheiras é o uso residencial mais comum da energia solar e os custos de implantação são muito menores do que muitas pessoas pensam, em torno de R$ 3000,00, dependendo do tamanho da casa e do número de moradores. Especialistas calculam que o custo de instalação do sistema de energia solar residencial costuma se pagar entre um ano e um ano e meio depois da instalação.

 

Aproveitamento de água da chuva

É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.

 

 

Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.

 

 

Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável.

 

Gramado e Arborização no terreno

Dentro do conceito de sustentabilidade, no qual precisamos reduzir os impactos de nossa casa para o meio ambiente, manter um gramado e uma arborização no terreno de sua casa é muito importante.

 

O gramado ainda ajuda a manter o solo permeável, ou seja, permite que a água da chuva infiltrar no solo e evita as enxurradas, além disto, deixa seu terreno muito mais bonito e homogêneo. A arborização dá sombra, refresca sua casa e reduz os gastos com ar condicionado, além da absorção de carbono, refletindo num micro ambiente mais equilibrado.

 

 

Uso de vasos sanitários com sistema inteligente de descarga

Bacias sanitárias ou caixas acopladas para vasos sanitários já são desenhadas para utilizarem no máximo 6 litros de água por descarga, antes com o sistema de válvulas esse volume chegava a 15 litros.

 

 

Mas esta economia pode ser ainda maior se você instalar uma caixa acoplada com duplo botão de acionamento, uma opção para reduzir ainda mais seu consumo este sistema despeja 3 ou 6 litros de acordo com a opção de uso: menos água para resíduos líquidos, mais para sólidos, ou seja, se os dois botões forem apertados ao mesmo tempo eles descarregam 6 litros para a descarga. Isto lhe trará uma grande redução em seu consumo mensal de água.

 

 

Iluminação de Jardim com Energia Solar

Já existem no mercado luminárias independentes com leds para jardim. Elas acendem automaticamente quando o sol se põe, e são alimentadas por uma bateria que carrega durante o dia, através da energia solar. Você ilumina todo o seu jardim, ajuda o meio ambiente e não tem custos com energia elétrica.

 

 

A iluminação solar é a melhor relação custo/benefício que se pode ter. O investimento é único. Você só precisa fincar as luminárias no seu jardim, em local que receba luz solar direta e deixar o resto por conta da tecnologia.

 

Placas Fotovoltaicas para gerar energia elétrica

Também é possível aproveitar desse sistema de placas fotovoltaicas para a casa gerar energia extra e descontar da conta de luz.

 

 

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade, isso ocorre através de um efeito chamado fotovoltaico que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para este processo.

 

Essas são algumas soluções que podem fazer a diferença nas suas contas e ajudar a economizar no final do mês os custos cotidiano da sua residência!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *