Close

Quarto de Bebê

A hora de começar a decorar o quarto do bebê é um momento maravilhoso, pensar nas cores, nos móveis, nos objetos de decoração, enfim, preparar tudo para a chegada do nova integrante da família.

 

Mas, essa não é uma tarefa fácil. Com tantas novidades e referências acabam criando mais dúvidas na hora de compor o ambiente. O clássico azul e rosa já deixou de ser a opção para o quarto dos pequenos. Não que eles ainda não são usados mas agora de uma forma mais moderna e cada vez mais personalizada.

 

Por isso, reunimos nessa matéria algumas dicas que te ajudarão a organizar as ideias e caprichar no ambiente mais fofo da casa!

 

GEOMETRISMO

 

As estampas geométrica estão em alta e vai permanecer por muito tempo. As linhas retas criam um padrão que remete aos traços mais modernos e minimalistas além, de trazerem um tom infantil e alegre à decoração. Essas estampas são atemporais acompanhando assim o crescimento do bebê. É possível usar em tecidos, adesivos de parede, papel de parede, tapetes, almofadas e outros acessórios.

 

A geometria está em total harmonia com as outras estampas criando um ar alegre e infantil no ambiente.

 

Não só colorido mas em tons de rosa e cinza o quartinho dessa bebezinha traz sofisticação e modernidade.

 

ESTILO MINIMALISTA OU ESCANDINAVO

 

Adotar esse estilo é muito mais que um jeito de decorar e sim uma opção de vida. Investir na qualidade dos materiais e sempre pensando no mais leve natural e ecológico, melhor.

Aposte em pelúcias e almofadas macias para trazer toque lúdico e transformar o quarto em um ambiente mais acolhedor, independente do estilo escolhido.

 

Nada como a madeira para criar no ambiente sensação de aconchego, tudo a ver com esse estilo que preza pelas escolhas mais naturais.

 

O menos é mais, aqui os tons de off-white se misturam aos da madeira, trazendo dessa mistura aconchego e modernismo.

 

PROJETOS ATEMPORAIS

 

Cada vez mais comuns, os móveis que se adaptam ao crescimento do bebê garantem aos pais também certa economia, já que as peças tendem a usufruir o espaço ao máximo.
Além dos famosos berços que viram minicamas há no mercado opções de móveis funcionais os que já vêm com cômodas embutidas, por exemplo. É uma ótima alternativa para a apartamentos pequenos.

As cores preta e branca são atemporais e pensar na praticidade de aproveitar o quarto por mais tempo possível não marca tanto o ambiente como um tema ou um estilo único.

 

Uma composição clássica e atemporal. Além de conferir sensação de tranquilidade e bem estar, o branco traz amplitude: o espaço parecerá maior e mais iluminado. Como a tonalidade é neutra, pode ser considerada unissex, sendo uma ótima opção para as mamães que irão decorar o quarto do bebê sem saber o sexo.

 

MONTESSORIANOS

 

Já fizemos um post somente desse assunto, vale a pena conferir!

Esse método, que visa um quarto para bebês e não para adultos, prioriza a educação e por isso oferece elementos na altura da criança e que estimulem o desenvolvimento e a autonomia.  Ele se adapta a meninos e meninas e conseguimos um ambiente acolhedor e divertido. É uma combinação praticamente perfeita.

 

Aposte nas camas da metodologia. Além de charmosas, são um ótimo investimento para quem busca funcionalidade. Isto porque, a criança poderá usufruir do móvel por muitos anos – diferente do berço tradicional que logo perde a sua função.

 

A decoração toda lindinha e os detalhes do quarto todos pensados na segurança como o revisteiro com as extremidades arredondadas e os quadros presos na parede com fita banana, nada de pregos! Tudo pensado na segurança e no desenvolvimento da autonomia da criança.

 

Por se tornar um ambiente lúdico a decoração pode ser bem explorada em todos os cantinhos.

 

QUARTOS DE IRMÃOS

 

Como lidar com a decoração de espaço que precisam ser compartilhados? Antes de tudo, inclusive da decoração, é importante entender as necessidades da família. Principalmente quando o espaço tem que atender as crianças de forma funcional.

 

Use elementos que não envolvam a disputa entre os irmãos mas, sim, a cumplicidade. É importante preservar a personalidade e individualidade de cada um. Não é preciso deixar tudo igual.

 

Se o espaço é pequeno e a intenção é de as duas crianças fiquem no mesmo quarto, apostar em projetos atemporais ajudam a economizar na decoração.

 

As candy colors  ou tons pastéis são ótimas apostas. Nesse caso, os móveis e as paredes estão em com uma base de cor que atende a função do quarto compartilhado e quando o bebê crescer, o berço pode ser substituído pela cama sem grandes alterações no espaço.

 

TEMÁTICO

 

Apostar no quarto temático é interessante para criar um espaço lúdico e infantil. Cada vez mais abrangentes, os quartos de bebês podem ter temas como safari, jardins e até de séries ou filmes. Essas possibilidades neutras acabam agradando meninos e meninas e elementos como nuvens, por exemplo, acabam levando à um estilo unissex.

Com muitas opções no mercado, aposte em elementos neutros e renove o clássico azul e rosa. Acessórios e enxovais fazem toda a diferença.

 

O tema pode ser explorado em pequenos detalhes como na bandeja, no porta fralda e outros acessórios. Nesse caso, a composição entre os papéis de parede deixou o tema mais delicado e elegante.

O tema também pode partir de um adesivo ou papel de parede e compor o restante do ambiente dentro dos tons do desenho.

 

Ideias não faltam para o quartinho com tema, basta escolher qual delas agrada mais e tentar ser mais suave possível para não carregar tanto.

 

QUARTO DE PRÍNCIPE E PRINCESA

 

Apesar de todas as novidades, ainda há quem prefira os clássicos príncipe azul e princesa rosa, e não tem problema! Esses ainda são os estilos preferidos de mães românticas, que podem trazer o tema à tona por meio de peças.

Prefira por uma composição leve e fácil de ser adaptada quando necessário, aposte em acessórios como painéis e almofadas, por exemplo. Investir em peças com coroas, torres de castelo e carruagem, por exemplo, deixa a decoração sutil e muito delicada.

 

Esses quartos inspiram a realeza e beleza com a sofisticação dos móveis. Vale a pena investir em um berço que remete à esse estilo e compor com as boiseries (molduras nas paredes) que aproximam a sensação do estilo clássico.

 

Para criar um  quarto elegante e clássico para o príncipe pode apostar em uma composição com o luxuoso xadrez em tons de verde para mesclar com o azul e fugir do famoso azul bebê.

 

No caso do segundo filho, para reaproveitar os móveis que já existem, vale a pena repaginar com uma pintura ou adesivar. Dessa maneira, é possível criar um novo ambiente e decoração com os esses móveis sem parecer com a decoração anterior.

 

Só de pintar a cômoda, trocar o papel de parede e acrescentar outros acessórios já dá uma nova cara ao quarto.

 

Uma outra ideia é pintar o berço e deixar o destaque para ele com cores mais alegres e vivas.

 

As novidades são muitas, vale a pena pesquisar e planejar o quartinho com os móveis e estilo que são funcionais e vão se adequar ao ambiente sem atravancar e trazer um espaço seguro, tranquilo  e confortável para os pequenos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *