Lavanderia - um ambiente funcional
A lavanderia é um espaço exclusivamente funcional, chamada inclusive de área de serviço. E sendo assim, muitas vezes acaba sendo esquecido ou até mesmo improvisado em um canto da cozinha.
Com os apartamentos cada vez menores, essas áreas consequentemente diminuem também, e por ser um ambiente de serviço é preciso que o pouco espaço seja muito bem aproveitado, para que nada fique desorganizado.
É absolutamente normal não querer reservar uma grande área para tal cômodo, afinal de contas é muito mais interessante ter uma cozinha ou uma sala mais ampla. No entanto, a lavanderia não deixa de ser importante e necessária no cotidiano.
Um ponto crucial para levar em consideração ao projetar sua área de serviço: praticidade. Este ambiente serve para abrigar certos equipamentos úteis, como a máquina de lavar roupas, secadora, tanque, varal, produtos de limpeza, vassouras, rodos e até mesmo o aspirador de pó. Listando assim, parece necessário muito espaço, mas felizmente não é.
Outro ponto importante a considerar em ambientes pequenos, é organização. Uma área de trabalho organizada, tal como a cozinha, deixa o dia-a-dia muito mais fácil e o trabalho muito mais rápido, assim pode-se passar menos tempo na lavanderia e mais tempo em uma atividade de lazer. Portanto, pensar onde cada utensílio estará acomodado de forma eficiente vai ajudar muito.
Optar por máquinas de lavar e secadoras com abertura frontal ajuda a criar mais espaço, com a bancada sobre os eletrodomésticos facilitando no dia-a-dia.
Na área do tanque, a escolha do revestimento pode ser um detalhe interessante, pode ser o ponto alto do ambiente, a parede que irá se destacar. Essa atenção também pode estar na marcenaria, com cor ou tons em contraste.
Nesse ambiente o frontão (revestimento na parede) é o mesmo material da bancada fazendo um contraste com o branco do piso e armários. A bancada com o tanque embutido aumenta a área de trabalho, sendo imprescindível para quem precisa de espaço.
O revestimento sextavado deixa o ambiente com um estilo mais personalizado, combinado aos tons mais sóbrios e o trilho como iluminação faz com que essa lavanderia pareça mais sofisticada.
A madeira nos armários deixa o ambiente com uma aparência elegante. Nesse ambiente, o estilo é o mesmo da cozinha, fazendo com que não pareça tanto com uma área de serviço.
Prateleiras e nichos podem ser um grandes aliados na organização dos itens na lavanderia e também pode ser aproveitado para decoração, com cestos de fibras ou até mesmo coloridos.
Quanto mais espaço melhor, a área de bancada é realmente muito útil nesses ambientes.
Nesse ambiente a opção da parede adesivada deixou o ambiente bem descontraído, vale tudo para deixar o espaço com o seu estilo!
Os tons sóbrios em contraste com a madeira traz sofisticação a esse pequeno espaço. O varão embaixo do armário é muito útil, principalmente quem usa essa área para passar roupa.
A mistura da cor fendi dos armários, a madeira da bancada e o revestimento tipo tijolinho branco é imbatível! Uma combinação que não tem erro. Nesse caso a opção pela madeira na bancada sai do óbvio que é o uso da pedra, porém o tanque é de semi encaixe em porcelana.
Tudo branco também é uma ótima! opção para quem não quer errar!
Um cantinho charmoso e funcional para quem tem pouquíssimo espaço!
As máquinas com abertura frontal podem ser colocadas uma sobre a outra, isso ajuda para quem tem pouco espaço.
Fechar a área de serviço com portas, também é uma opção principalmente quando o espaço é bem integrado.
Aí vai da criatividade e o estilo que quer imprimir, nesse caso, tanto aberta como fechada essa lavanderia ficou um charme com a madeira ripada das portas e o destaque do revestimento preto ao fundo.