Granilite
O que é o granilite? Sabemos que muitas pessoas tem essa dúvida em relação a esse material, então vamos esclarecer a você tudo sobre esse revestimento.
O Granilite é uma massa de cimento branco ou comum com pedaços de pedras como mármore, calcário, quartzo, dentre outros, em vários tamanhos ou “granulometrias” diferentes. Quando elaborado apenas com o uso da pedra de mármore, recebe o nome de marmorite. Esse material é muito parecido com o cimento queimado, porém é mais resistente devido à presença desses minérios em sua composição que permitem criar várias tonalidades.
Possui uma vida longa, sendo forte e duradouro, entretanto sabe-se que está sujeito ao surgimento de fissuras ou trincas, que fazem parte de sua natureza. Essas “rachas” podem ser imperceptíveis e não incomodar, mas é importante alertar os consumidores. A instalação por profissionais qualificados, com certeza, diminui o risco das fissuras. Não é recomendada a sua utilização em andares muito altos ou em ruas muito movimentadas.
Existem dois tipos de granilite no mercado: o Granilite Polido e o Granilite Fulgê (ou Fulget ). Muitas pessoas pensam que as duas nomenclaturas se referem ao mesmo tipo de revestimento, porém eles são praticamente opostos, um do outro.
O granilite polido recebe um acabamento liso com camadas de resina. Ao ser impermeabilizado, o piso se torna antiderrapante, quando seco e escorregadio quando molhado. Por isso, é melhor o uso em ambientes internos.
O granilite fulgê tem a textura dos pedriscos que fica completamente visível. Esse revestimento recebe um acabamento de relevo dos pedriscos e é lavado para a retirada do excesso de argamassa. Devido a sua textura, o fulgê é totalmente antiderrapante, tornando-se ideal, principalmente, para áreas externas. É muito utilizado em calçadas e piscinas.
Com a composição de diferentes minérios é possível selecionar uma paleta de cores sortidas para criar esse efeito como nesse ambiente. O granilite pode ser usado na parede criando um efeito único e com muita personalidade.
Nesse banheiro o azulejo deu espaço para o granilite, nota-se que a espessura das pedras são menores que na imagem acima, permitindo criar estampas diferentes.
Pode ser usado nas escadas, revestindo todos os degraus. Uma ótima opção para substituir a madeira ou a pedra. Nessa imagem foi usado o cimento comum com as pedras brancas.
Já nessa escada, o cimento branco é a base da massa e as pedras nos tons de coral, branco e preto dão um charme e destaque no ambiente.
O granilite também pode ser usado em bancadas, com certeza o ambiente fica bem exclusivo com esse material sendo usado dessa maneira já que é bem mais incomum que no piso.
No piso da casa o granilite polido pode ser substituído pelos os queridinhos porcelanatos. E lembre-se que os pisos mais claros vão trazer mais amplitude e claridade para a casa. Importante avaliar para não errar na hora de escolher as cores.
Muito utilizado em áreas externa como calçadas, entradas de garagens, escadas, rampas e jardins, devido a sua textura e por ser antiderrapante e atérmico (que não esquenta no sol), mas não deixa de ser utilizado também em áreas internas.
Devido a esses tantos benefícios o piso é muito indicado, pois traz a segurança da circulação das pessoas, principalmente na área da piscina, e é um piso resistente.
Comparado com outros piso o granilite se torna um piso barato devido sua durabilidade e facilidade de manutenção, o granilite pode ser restaurado uma vez cada 2 ou 5 anos dependendo da sua utilização, esta possibilidade de restauração faz do granilite um piso altamente versátil e durável.