Geometria na Decoração,
Não é de hoje que as formas geométricas encantam o mundo. Desde os tempos mais antigos, a Geometria tem desempenhado um papel importante na vida do homem. No Antigo Egito, há mais de 4.500 anos, a geometria já era usada nas situações de medição de terras. As terras às margens do Rio Nilo eram divididas para o cultivo. Todo ano, o rio transbordava, e a cada vez que isso ocorria, elas tinham que ser medidas e desmarcadas novamente. Naquela época, a marcação de um canto reto já era feita usando triângulos. Na arte, por exemplo, grandes movimentos como o cubismo e o modernismo se destacaram pelas linhas provocantemente retas; na moda, os poás e listras até hoje estão nas passarelas e desde a década de 1960, por exemplo, faziam parte das coleções do estilista italiano Emilio Pucci. Também nessa época, o movimento Op Art, se destacou pela geometria usada, fundiram a arte e a moda com seus signos e cores de maneira divertida e cheia de jovialidade.
Na história recente da arquitetura, no início do século 20, o art déco (principalmente na vertente americana) e a escola Bauhaus foram duas que, cada uma do seu modo, resgataram o uso de formas geométricas e a levaram a um novo patamar de rigor e tecnologia, que segue até hoje.
Ao aplicar a tendência na sua casa, é importante levar em consideração que a geometria faz parte do espaço arquitetônico e por isso, é preciso harmonizar o formato do ambiente, da janela, da porta e demais espaços para conseguir o melhor efeito possível que as padronagens e objetos nesse estilo são capazes de oferecer.
As formas podem se adequar aos mais diferentes estilos decorativos e mescla de cores. Para um décor mais neutro, por exemplo, uma ideia interessante é apostar no minimalismo, destacando poucos tons e objetos geométricos. Por outro lado, se a ideia é criar um espaço mais despojado, invista no colorido, na mescla de formas e, inclusive, mobiliários irreverentes.
Os papéis de parede também podem ser aliados para quem quer trazer um pouco de geometria na decoração, afinal, eles contam com diferentes estampas e é fácil de aplicar e retirar quando quiser mudar.
Para cozinhas, banheiros e áreas molhadas, o mercado está repleto de modelos, principalmente de azulejos, que prometem modificar completamente a maneira de decorar qualquer espaço. Os prismas são responsáveis por dar o toque futurista e quando usados em cores diferenciadas, modernizam o ambiente.
Caso queira trazer a geometria na decoração por meio de pequenos itens decorativos, as almofadas, mantas, obras de arte e quadros, por exemplo, podem se harmonizar e garantir um belo décor.