Estrutura Metálica
O aço é usado na arquitetura por europeus e norte-americanos desde o século 18. Esse sistema preciso e alto índice de industrialização permitiu com que os projetos arquitetônicos fossem cada vez mais arrojados. Não falta exemplo dessas estruturas, desde a Torre Eiffel em Paris até os arranha-céus norte-americanos da Escola de Chicago.
No Brasil apenas nos últimos 15 anos essa alternativa estrutural começa a ser mais explorada. Enquanto na Inglaterra cerca de 70% dos prédios com mais de quatro andares usam estrutura de aço, no Brasil, com uma cultura construtiva que sempre se baseou no concreto, esse percentual não passa de 5%.
A estrutura de aço é considerada sustentável, porque o aço é uma matéria-prima reciclável, o que diminui o impacto ambiental. Além disso, há menos necessidade de água e madeira e menor consumo de energia elétrica para a sua produção.
Utilizadas tanto em edificações urbanas quanto em grandes pontes e estádios de futebol, as estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos.
Como a estrutura metálica é pré-fabricada (chega pronta ao canteiro de obra, só precisa ser montada), o tempo de execução da obra é reduzido em 50% em relação ao sistema de alvenaria, e a mesma redução é notada na necessidade de mão de obra. O peso por metro quadrado também é de 20% a 30% menor, pois as fundações que recebem as estruturas de aço são reduzidas.
Outro ponto positivo é a durabilidade e o perfeito alinhamento vertical da obra, obtido graças à precisão com que a estrutura metálica é fabricada. A vantagem do aço é sua versatilidade, que permite aos arquitetos criar grandes vãos e balanços sem pilares ou paredes estruturais.
O ideal é que a estrutura metálica seja prevista no projeto arquitetônico para evitar adaptações futuras. Contudo, caso seja necessário alongar ou encurtar peças, isso pode ser feito no canteiro de obra.
Definido o sistema construtivo, é preciso especificar cuidadosamente os materiais de acordo com a localização da obra e a resistência exigida. O projeto executivo deve ser desenvolvido por um engenheiro estrutural, que será responsável pelo cálculo estrutural. Essa etapa é extremamente importante para a segurança dos usuários, pois evita o subdimensionamento ou o superdimensionamento dos elementos de aço.
Já a fabricação e a montagem devem ser feitas por profissionais especializados, que seguirão as diretrizes para dimensões, recortes e furações presentes no projeto executivo.
O aço é um produto industrializado sobre o qual incidem impostos, e possui um custo elevado em relação aos materiais convencionais utilizados em canteiro. No entanto, as despesas não devem ser analisadas de forma separada. Quando se considera o empreendimento como um todo, o aço leva vantagem, principalmente por demandar menos mão de obra in loco e tempo.
A mão de obra é empregada, em sua grande maioria, na fábrica, reduzindo os custos na obra. Fora que a redução de resíduos diminui os custos com logística, com menor saída de material.
Não só de vidro e concreto a estrutura metálica pode ser feita, a mistura desse material industrial com elementos naturais como a madeira e a pedra natural traz à essa arquitetura uma aparência menos fria.
Os telhados também não precisam ser necessariamente planos, o aço permite desenhos diferentes e até a referência ao clássico com duas águas.
Esse sistema permite uniões com geometrias complicadas e garante a perfeita continuidade das peças.
Intervenções na arquitetura existente pode ser feita com estrutura metálica, como nessa residência que ganha uma ampliação e cria uma fachada diferente e mais contemporânea.
Não o edifício pode ser em estrutura metálica, brises incorporados à fachada da casa, criam um bloqueio na luz do sol e sendo em aço a manutenção é bem menor comparado à madeira.
Essas placas de aço compõem a fachada desse edifício de forma genial, além de esconder algumas tubulações e o acabamento da parede, pode servir como apoio para trepadeiras ou até mesmo um jardim vertical.
Há uma infinidade de desenhos para as chapas de aço, basta a criatividade dos arquitetos e o efeito que elas vão criar.
Coberturas para as varandas criam um elemento arquitetônico marcante na fachada além de criar um jogo de luz e sombra muito interessante. Nesse caso, a madeira natural traz aconchego e quebra a frieza do aço
Pergolado de aço também é uma boa alternativa para se livrar da alta manutenção da madeira. Para trazer mais naturalidade a mistura com a madeira cria um espaço mais aconchegante.
A escada também pode ser feita de aço, essa é feita toda com a chapa dobrada criando os degraus e trazendo leveza no ambiente.
Para as escada, há muitas soluções em estrutura metálica, e permite a junção de outros materiais como a madeira nos pisantes.
A tendência é cada vez mais o aço ganhar força e entrar em maior quantidade nas construções. E você, gosta desse sistema?
FONTES: HOMIFY.COM; ARCHDAILY.MX; MISHMAG.COM; PINTEREST; ARCHDAILY.COM.BR; ATELIERDUPONT.FR; INDULGY.COM; DUCTEDECHEZVOUS.COM; ACHITIZER.COM
2 Respostas para Estrutura Metálica
Adorei a matéria!!! Quero uma casa assim!!! Rsrs
Que bom, Carolina! A tendência será cada vez mais obras usando esse sistema! Estamos à disposição para te ajudar a realizar esse sonho!!