Esquadria de madeira, alumínio ou PVC?
Quem está construindo ou pensa em construir sabe que a escolha do material da esquadria é uma grande responsabilidade, pois de acordo com a opção desejada, o lugar terá características sobre sua instalação, afetando tanto em benefícios quanto em prejuízos a qualidade de vida das pessoas que irão desfrutar da residência.
Além disso, as esquadrias são responsáveis por um dos destaques da arquitetura. É importante que essa escolha seja pensada de maneira a não perder a característica e o design projetados.
Atualmente, as grandes preferências nas escolhas dos materiais das esquadrias são: madeira, alumínio, pvc e blindex.
Dos três (pvc, alumínio e madeira) o pvc possui maior qualidade, versatilidade e ganha nas questões de durabilidade, acústica e isolamento térmico. Porém, o custo desse material é mais elevado em relação aos outros.
Esquadrias de madeira
A versatilidade da madeira traz possibilidades de montar várias esquadrias com diferentes tipos de madeira. Além disso, esse material possibilita a montagem personalizada, pois é fácil manuseio, adequando-se facilmente as medidas desejadas e ao gosto do proprietário.Para a construção de portas e janelas, as madeiras recomendadas são itaúba e jatobá. Entretanto, antes de escolher verifique com um especialista qual será a melhor opção devido a existência de diferentes tipos de madeira. É importante ressaltar: por ser um material natural, a madeira está sujeita às alterações climáticas como a chuva e a umidade, que podem danificar a esquadria tanto com rachaduras quanto apodrecendo todo o material.
Por esse motivo, é necessária a manutenção de tempos em tempos co raspagem e aplicação de verniz.
Não só em casas rústicas a madeira fica bem, essa residência é um exemplo que a esquadria de madeira pode ser usada em uma linguagem mais contemporânea e em contraste com materiais como vidro (no guarda-corpo) e concreto.
A madeira pode ser usada em formas redondas e arcos, permitindo mais mobilidade para criação no desenho das janela s e portas. As venezianas em madeira sempre dão um charme na arquitetura.
No estilo porta camarão, a madeira ripada traz um ar mais contemporâneo e foge da maneira tradicional do uso da madeira em portas e janelas.
O contraste com o branco da alvenaria a madeira se destaca nessa residência com linhas mais retas.
Esquadrias de alumínio
O alumínio é um material que oferece grandes vantagens na montagem da esquadria. O material é durável pois não enferruja, aumentando consideravelmente a vida útil, porém perde para o PVC em durabilidade. Há uma imensa variedade em acabamentos que podem ser utilizados com o alumínio, desde as cores básicas, branca e preta até as que imitam aço corten e madeira.
Outro aspecto positivo do alumínio é referente a questão acústica e térmica do ambiente. As janelas termo acústicas diminuem o barulho e auxiliam na temperatura do lugar. Logo, mediante esses benefícios, as esquadrias de alumínio são recomendadas para imóveis localizados perto da natureza, como casas de praia. Afinal, as questões naturais não irão interferir substancialmente na composição desse material.
Esquadria de alumínio na cor preta dá mais personalidade à arquitetura contemporânea, o contraste com outros elementos equilibra os diferentes tons da casa.
As esquadrias na cor branca geralmente são mais comuns pois o seu custo acaba sendo mais viável em comparação com outras cores.
A esquadria de alumínio oferece uma grande variedade de cores podendo compor em vários estilos de arquitetura.
A esquadria de alumínio na cor aço corten é uma opção para sair do comum e destacar ainda mais a arquitetura de traços contemporâneos.
Esquadrias de PVC
O PVC é um material de grande aceitação no mercado, pois dentre suas principais características estão a maior qualidade em vedação, o incrível isolamento térmico e a flexibilidade de acabamento de acordo com a necessidade. O custo é mais alto mas compensa com pequenos valores em investimentos para manutenção. O PVC é um material com grande durabilidade e resistência. Além disso, o PVC rígido é auto-extinguível, ou seja, não propaga chamas, proporcionando maior segurança para o imóvel.
Esse material também permite desenhos exclusivos e dimensões fora dos padrões.
A esquadria de PVC também tem oferece diferentes de cores, a que imita madeira é uma opção para quem não quer se preocupar com manutenção que a madeira exige. Tem empresas que oferecem garantia de até 20 anos para esse tipo de acabamento. Por isso, é importante avaliar o custo e a durabilidade na hora de escolher as esquadrias.
Folhas de vidro mais altas são também uma das características das esquadrias de PVC.
Esse material permite desenhos e design diferentes e exclusivos, claro que quanto mais mirabolante mais alto será o custo.
O importante é escolher um material que seja viável no orçamento e que ofereça características que serão supridas para os moradores da residência.
Esquadrias de Blindex
O blindex é mais comum no uso de fechamento de varandas, terraços e pergolados. Também pode ser usado para fechamento de jardins de inverno internos e até mesmo pontualmente em alguma fachada. O blindex não tem boa vedação por isso seu uso acaba sendo para esses ambientes ou pontualmente para destacar a arquitetura.
O blindex evidencia a transparência dos vidros sem perfis, com um visual mais clean.
Essa sala de jantar fica em balanço e a sensação de flutuar se dá pelos fechamentos com blindex fixos com perfis finos e discretos para criar esse efeito.
Muito usado para fechamento de pergolados, varandas e terraços, o blindex é muito eficiente para esses casos e tem o custo mais baixo que o alumínio ou pvc.
2 Respostas para Esquadria de madeira, alumínio ou PVC?
Exatamente o que eu procurava, obrigada!!
Que bom que a matéria foi esclarecedora! Qualquer dúvida podemos te ajudar!