Entenda as diferenças entre as lâmpadas PAR, AR e dicróicas
Na maior parte das vezes nos deparamos com ambientes que não foram bem pensados na parte da iluminação. E essa é uma grande dúvida dos nossos clientes na hora de comprar a iluminação da casa.
Com tantos termos técnicos e específicos, como saber qual a solução mais adequada para cada ambiente, assim como para atingir os efeitos desejados?
A iluminação é a grande responsável por criar sensações e funcionalidade para o ambiente. Por isso, é muito importante saber o que e para quem se está iluminando.
Ambientes vivenciados por pessoas de mais idade, por exemplo, precisam de mais iluminação, assim como espaços com uso contínuo para trabalho. Sendo assim, avaliar bem a sua necessidade é o ponto de partida para a definição da proposta.
Iluminação Geral
As PAR20, as PAR30 e as dicróicas são utilizadas para iluminação geral de ambientes.
A diferença entre a PAR20 e a PAR30 é em termos de potência e nível de iluminação – a segunda possui 75W, enquanto a outra, 50W.
Além das lâmpadas PAR 20 serem mais baratas, são ótimas na potência. Então são aplicadas em basicamente quase todos ambientes, especialmente em: box de banheiro, cozinhas, lavanderias, grandes paredões, frente à roupeiros e closets. (Em geral, em locais onde queremos uma luz mais “geral”, e como essa lâmpada sempre possui em torno de 25-30 graus)
Já a diferença entre a PAR20 e a dicróica é em relação à dimensão da luminária, pois a primeira precisa de uma luminária maior, enquanto a segunda utiliza luminárias mais delicadas.
Nós também usamos muito as lâmpadas dicróicas para iluminar um quadro ou obra de arte na parede.
Basta posicioná-la entre 15 e 20 cm do eixo até a parede e consegue um efeito marcante e de destaque.
Iluminação Decorativa
Já o grupo que engloba as AR48, AR70, AR111 e as minidicróicas é utilizado para fins decorativos e de destaque.
Todas garantem um efeito direcionado e com facho de luz menor do que as citadas anteriormente – ou seja, possuem um ângulo de abertura menor. A diferença entre a AR70 e a AR111 é similar à diferença entre a PAR20 e a 30: a AR111 emite mais luz e, por isso, é indicada para pés-direitos mais altos, enquanto a AR70 é indicada para uso em pé-direito padrão.
A AR111 pode ser usada para iluminação geral de ambiente com pé direito duplo.
A AR70 normalmente atrelado à efeito cênico, e isso não quer dizer que não iluminem,
Sabe aqueles Circulos de Luz causados em tapetes, mármores e até mesmo mesas de centro e aparadores? Essas lâmpadas possuem esse efeito.
As lâmpadas também se diferenciam quanto aos seus modelos, podendo ser halógenas ou de LED.
As lâmpadas de LED são bem mais ecônomicas que as halógenas e, no longo prazo, possuem uma vida útil maior. Além disso, por terem uma tecnologia mais avançada, não emitem calor, ajudando na economia da conta de luz – afinal, a necessidade do ar-condicionado diminui.