Dicas para não errar na escolha do tapete
Usamos o tapete para delimitar o ambiente, além de proporcionar conforto aos pés, imprime também no espaço seu estilo. Portanto, não erre na escolha dessa peça que pode tornar seu ambiente desproporcional no contexto da casa. Uma dica infalível é a peça ter no mínimo a largura do sofá e entre embaixo do móvel mais ou menos até a metade.
Os tapetes redondos são muito difíceis de serem usados, pois o ideal é que todos os móveis estejam sobre ele e isso é possível com ambientes grandes. Uma solução para ambientes pequenos é usar várias peças pequenas para integrar.
Para sala de jantar, o ideal é ter 1 metro a mais das medidas da mesa, por exemplo, uma mesa de 1,50×1,50 m precisará de uma tapete de 2,50×2,50 m. Em tempos de poucos espaços, podemos deixar no mínimo 70 cm a mais, menos que isso, as cadeiras enroscam no tapete e acaba não sendo prático. Para mesas redondas e quadradas, prefira tapetes quadrados e mesas retangulares e ovais, tapetes retangulares. Outro detalhe importante: para se prevenir contra manchas, prefira materiais resistentes a lavagens frequentes, como os de pura lã e o 100% náilon.
Nos quartos, o mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente, sendo o piso de madeira, cerâmica ou pedra. Nos ambientes com carpete é desnecessário o uso, pois o material instalado já cumpre a função de aconchego.
Os modelos mais peludos – de náilon, lã, retalhos de couro ou lycra – vão melhor em ambientes contemporâneos. Os de pêlos altos agradam mais em locais onde as pessoas ficam descalças, como o home theater e o quarto. Em espaços de decoração mais austera, é preferível usar tapetes baixos, de pele, algodão feito em tear manual, náilon de pêlo curto ou fibras como sisal e seagrass.
Nos ambientes integrados os tapetes não devem ser iguais. Use um denominador comum entre as peças, pode ser na textura, na cor, uma estampa ou até a moldura de acabamento. Em relação à distância entre eles depende da disposição dos móveis, volumetria e espaço. Com bom senso, pode mesclar até três estilos diferentes de tapete.