Conheça as plantas que filtram o ar em ambientes internos
Nós do Studio KT adoramos abusar das verdinhas dentro de casa, sabemos que além da decoração elas são capazes de proporcionar bem estar aos moradores.
Mas que tal investir em espécies de plantas que ao mesmo tempo decoram e trazem benefícios maiores ainda, como filtrar o ar interno do ambiente?
A qualidade do ar interno interfere diretamente nas condições de conforto, no bem estar, e na produtividade, em ambientes de trabalho, principalmente em espaços climatizados, onde passamos a maior parte do nosso tempo.
Um estudo realizado durante 15 anos pela NASA, numa parceria com a Associated Landscape Contractors of America (ALCA), comprovou que algumas plantas tem maior capacidade de purificar o ar, removendo gases tóxicos de ambientes fechados.
Os gases tóxicos encontrado em ambientes internos e testados no estudo são:
Benzeno – encontrado em tintas , óleos, plásticos, borrachas, detergentes, gasolina , farmacêutica, o fumo do tabaco e em fibras sintéticas.
Formaldeído – encontrado em isolamento de espuma , produtos de madeira compensada , de madeira pressionado , sacos de supermercado, papel encerado , retardadores de fogo , colas adesivas de revestimentos , fumaça de cigarro.
Tricloroetileno – encontrado no desengorduramento de metais e indústrias de limpeza a seco ; também em tintas de impressão , tintas, vernizes , vernizes, adesivos.
Xileno- encontrado em tintas e vernizes; Adesivos; Perfumes e cosméticos; Repelentes; Farmacêutica; Pesticidas; Limpeza industrial
Amônia- encontrado em limpadores de vidro, ceras de assoalho e fertilizantes
Confira aqui algumas plantas que tem a capacidade de filtrar esses gases tóxicos presentes nas nossas casas.
Comigo-ninguém-pode (Aglaonema)
Essa planta é capaz de filtrar os gases formaldeído e benzeno. Elas gostam de pouca luz, por isso são perfeitas para dentro de casa!
Lírio da paz (Spathiphyllum “Mauna Loa”)
Considerada uma das melhores purificadoras de ar, filtra o tricloroetileno, benzeno, xileno, amônia e formaldeído. Elas gostam de ambientes com pouca luz e umidade.
Gérberas (Gerbera Jamesonii)
Elas filtram o tricloroetileno, xileno e formaldeído, além de deixar o ambiente charmoso e colorido com suas diferentes tonalidades. Elas gostam de muita luz e solo levemente úmido.
Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata ‘Laurentii’)
São capazes de filtras os seguintes gases: tricloroetileno, benzeno, xileno e formaldeído. Elas são muito indicadas para dentro de casa pois toleram pouca luz e e uma rega irregular, são muito resistentes!
Palmera- Bambu (Chamaedorea seifrizii)
Filtram os gases formaldeído e xileno. Prefere sombra, gosta de solos úmidos e são ricos em matéria orgânica.
Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
As flores da planta ajudam a filtrar o benzeno, o tricloroetileno, xileno, amônia e formaldeído. Elas necessitam incidência de luz solar. Aposte nos coloridos que elas proporcionam trazendo mais vida e alegria na sua decoração.
Clorofito (Chlorophytum comosum)
Essa planta filtra os gases formaldeído e xileno. Ela gosta de ambiente fresco e com acesso a luz solar direta, manter a terra úmida.
Antúrios (Anthurium andraeanum)
Uma das plantas mais indicadas pela Nasa para filtrar amônia, também filtra o formaldeído e xileno. Gostam de local de luz indireta com abundância de luz.
Dracaena Warneck (Dracaena deremensis ‘Warneckii)
Essa planta tem a capacidade de filtrar os gases tricloroetileno, benzeno e xileno. Gosta de pouca luz e irrigar pouco mas regularmente.
Que tal abusar dessas plantas tão benéficas dentro de casa?