Árvores frutíferas no Paisagismo
Comer uma fruta fresquinha colhida direto do pé, não tem preço! E isso é possível caso você invista em diversas opções de árvores frutíferas para sua casa. Você sabia que dá para plantar em um jardim e até em vasos? Dá para cultivar várias espécies diferentes, que crescem rápido e que atraem pássaros. Que tal trazer essas delícias naturais para o seu cantinho?
Além de melhorar a sua saúde, as especies atraem pássaros e desperta os aromas no seu jardim.
Árvores dão sombra, deixam o ar mais limpo e criam volumes interessantes que podem compor com o restante do paisagismo dando equilíbrio ao espaço visual. Não faltam opções incríveis para cultivar fora e dentro de casa, basta escolher a melhor espécie para isso. Muitas são fáceis de plantar e crescem rápido.
Você pode comprar as mudas e, com os cuidados recorrentes, colher rapidamente, além disso você ainda economiza dinheiro deixando de comprar frutas, já pensou nessa possibilidade?
Além do consumo da própria fruta, você pode aproveitar para fazer refrescantes sucos, drinks e deliciosos doces para aproveitar a colheita e compartilhar com sua família e amigos!
Escolha o local correto para o plantio: sempre ao centro, longe de calçadas e do teto da casa. Evite plantar próximo a muros também, ainda mais se você tem vizinhos. Diretamente na terra muitas árvores ficam enormes e com crescimento fora de controle, por isso é importante se atentar às podas também.
Prefira espécies que se adaptam facilmente com o clima da sua cidade assim garante o bom crescimento da espécie e melhor aproveitamento dos seus frutos.
Conheça algumas espécies para se inspirar!
JABUTICABEIRA
Jabuticaba é uma fruta 100% brasileira e extremamente saborosa. É praticamente impossível não gostar dessa fruta pretinha que nasce de uma forma bem peculiar: no tronco da árvore. Com certeza essa é uma espécie perfeita para o plantio seja em grandes espaços ou até como bonsai. Entre suas vantagens está o crescimento rápido e a alta disponibilidade de antioxidantes, compostos que previnem até doenças como câncer. O porte é médio/grande.
GOIABEIRA
Muito popular em várias regiões do Brasil, a goiabeira é fácil de plantar e se adapta a muitos solos. Tanto seus frutos quanto suas folhas apresentam características excelentes para a saúde humana e animal, utilizadas para atenuar dores de estômago e azia, por exemplo. Goiabas são saborosas e tem tanto a versão vermelha quanto branca. Alcança cerca de 8 metros e apresenta troncos fortes.
MANGUEIRA
A mangueira é cultivada em muitas regiões brasileiras, sobretudo na variedade rosa e amarela. Uma árvore de grande porte, fica linda quando floresce e dá muitos frutos, prepare-se para colher muita manga e limpar seu quintal caso for investir nessa espécie, já que também costuma soltar muitas folhas. Resistente e troncuda, pode alcançar até 40 metros de altura e 10 metros de copa.
PITANGUEIRA
Pitangas são azedinhas e ricas em vitaminas, com a vantagem de crescerem rápido e em grande quantidade. A árvore apresenta tronco regular com muitos ramos. Costuma frutificar várias épocas do ano e gosta bastante do calor. Chega até a 12 metros de altura, embora a média seja de 5 a 8 metros, uma boa alternativa para cantos pequenos.
LIMOEIRO
O azedo limão pode não ter a polpa consumida in natura, como acontece com outras frutas, mas seu extrato é amplamente usado em bebidas, doces, sorvetes e molhos para saladas. Remédios, produtos de limpeza, sabões e cosméticos também estão na lista de artigos fabricados com sua essência. O sabor característico do limão vem do ácido cítrico, eficaz no combate a gripes e resfriados e que também ajuda a regularizar as taxas de colesterol. Além de ser o grande protagonista da tradicional caipirinha.
O limoeiro se desenvolve bem entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade relativa do ar, que tornam os frutos mais suculentos.
PESSEGUEIRO
O pessegueiro é uma árvore frutífera e aromática que se adapta bem ao clima frio das regiões serranas. Costuma gerar frutos durante o calor e tem um porte médio, ideal para o plantio em vários espaços. O fruto pode ser amarelado, ótimo para receitas, ou branco, conhecido por soltar o caroço e ter muito sabor. Porém demanda também muitos cuidados: para ter bons frutos, você precisará cobri-los com papel para evitar o ataque por insetos e outros bichos.
LICHIEIRA
A lichia é uma planta de origem chinesa, Litchia chinensis, uma árvore que pode atingir até 15m de altura e produzir, a cada frutificação, até 50 kg desta maravilhosa fruta de casca grossa, rosada, e polpa branca, espumosa. É uma árvore linda e a fruta, bem, deliciosa e rica em vitaminas.
AMOREIRA
Amora, fruta que é um conjunto, como um cachinho de uva. Cada bolinha daquelas, é uma fruta por si só, que quando madura, é doce e preta. De suas frutas aproveitam pássaros e animais silvestres. Também para nós, seres humanos, é muito preciosa. Árvore que chega facilmente a 12 metros de altura (se não houver podas), a amoreira possui folhas em formato de coração (cordiformes), inteiras ou lobuladas, com as bordas serrilhadas. No inverno normalmente as mais velhas ficam amarelas e caem completamente. As flores são pequenas, na cor branco-amarelada.
Grande parte das espécies vão bem também nas varandas em casa ou até mesmo no apartamento! Vale lembrar que é preciso avaliar as condições da varanda pois algumas espécies precisam de sol para se desenvolverem bem e gerarem frutos mais saborosos!
A jabuticabeira é uma árvore com o plantio muito fácil e se adapta muito bem em vasos.
Você pode aproveitar e fazer uma linda composição com tamanhos e alturas de vasos diferentes.
Com o espaço mais limitado na varanda, avalie se a espécie que deseja se adaptará nas condições desse ambiente e aproveite as frutas que gosta para fazer drinks, sucos e sobremesas!
Aproveite seu cantinho para trazer mais saúde e bem estar!