Cimento queimado na decoração
O cimento queimado tem sido uma opção cada vez mais utilizada. Seu baixo custo comparado ao de outros revestimentos também é um fator que favorece essa escolha, popularizando o material.
Com toque urbano e ao mesmo tempo natural, o cimento queimado é muito versátil, prático e sempre atual, e pode ser usado em todos os ambientes sem exceção. Por isso, sua instalação é possível tanto em áreas externas quanto no interior, desde sala, dormitórios, e até banheiros. O efeito desse acabamento é de transformar qualquer ambiente em um lugar mais agradável.
Para o piso fabricado, o cimento queimado não é nada mais que uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo. Esse é apenas o nome dado ao processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Então, a superfície deve ser desempenada, espalhando esse pó, deixando o conjunto bem lisinho. Após secar, estará pronto o cimento queimado. Esse material é extremamente versátil e durável.
A limpeza é bem fácil, pois a superfície é lisa e, assim, evita o acúmulo de sujeiras. Possui uma grande resistência à abrasão e é bem difícil quebrá-lo. No entanto, uma das características mais comuns do cimento queimado são as trincas e fissuras. Essas pequenas fissuras fazem parte da natureza do material e dão até um certo charme urbano. Porém, as grandes trincas podem comprometer a resistência e a durabilidade do piso.
Além do material natural, o mercado oferece outras alternativas para quem gosta do cimento queimado. Há uma grande variedade de porcelanatos com impressão em HD (alta definição) e que possuem uma mescla no desenho das peças para deixar o efeito ainda mais natural. Outra opção para as paredes é a pintura especial com efeito do cimento queimado, que imita perfeitamente o material. Apesar do custo da pintura ser mais alto em comparação com o cimento queimado natural, é mais pratico para mudar o visual do ambiente sem muita sujeira.
Também é possível encontrar revestimentos vinílicos que reproduzem o efeito e são práticos na instalação de pisos e paredes. Na parte de marcenaria, algumas marcas de MDF desenvolveram a impressão do cimento queimado nas peças, podendo ser usado também nos móveis.
Esse efeito é coringa, entra muito bem no estilo contemporâneo, rústico, natural, moderno e até com toque clássico. Usar esse material é abusar na criatividade, ele permite inúmeras combinações com cores. Existem várias tonalidades de cimento queimado, tem dos mais claros até os mais escuros e coloridos, tudo vai depender do perfil do morador da residência. Não existe muita regra! Para quebrar o aspecto “frio” do cimento queimado procure colocar mobiliários de madeira, que aquecem o ambiente. Pode, também, colocar vasos com plantas, objetos decorativos, cortinas com tecidos naturais, tudo contribui para o ambiente ficar aconchegante.