Conheça os tipos de bloqueios solares para portas e janelas
Quando falamos em janelas, principalmente de um quarto ou um ambiente que é preciso ter um bloqueio solar para se tornar mais funcional, vem logo na sua mente aquelas janelas com as venezianas em folha que faz parte da peça. Você conhece os tipos de vedações que existem?
Acompanhe aqui que vamos te mostrar as opções que existem para essa tal função!
Começando por essa primeira opção que falamos acima, é a veneziana que vem como uma folha dupla que corre para os dois lados, porém só um lado veda! Essa opção é uma das mais econômicas quando falamos de persiana integrada na esquadria. As desvantagens desse modelo é que ele possui algumas perfurações nas peças para garantir a ventilação e também o fato de sempre uma metade da janela ou porta ficarem com esse fechamento obstruindo a vista. Essa veneziana também pode ser dividida em quatro peças e ter a abertura central, mas sempre alguma parte será fixa.
Existe solução para quem quer 100% do vão com luminosidade e livre para desfrutar da vista que é a esquadria com a persiana embutida ou integrada. Essa peça tem um maior valor agregado pois conta com o recolhimento total dessas venezianas no sistema manual ou elétrico. Nós sempre recomendamos o elétrico pois a diferença não é tão grande e a força motorizada é constante, prolongando a vida útil do sistema.
Outra forma de bloquear os raios solares é com a com persianas externas que acabam sendo parte da fachada como um elemento arquitetônico. Esse tipo de bloqueio pode ser feito por madeira, alumínio e outros materiais.
É possível não ter esses elementos de fechamento e optar pela cortina blackout. Existem algumas opções no mercado e essa escolha impacta muito no ambiente interno.
Nesse ambiente foi usado a cortina de tecido com prega tipo wave para fazer o papel do fechamento contra o sol. Ela acaba sendo um elemento mais volumoso e ao nosso ver mais difícil de manter limpo constantemente. A persiana rolô blackout dentro do ambiente não veda 100% e acaba tendo frestas que vazam luz.
Outra opção é usar essas persianas de tecido blackout na fachada. Nesse caso, a cortina está na fachada e o material é desenvolvido para intempéries e o interessante é que ele precisa de guias laterais que acabam vedando o ambiente sem deixar frestas de luz e também mantem o tecido tensionado.
É uma opção discreta pois quando aberta ele se camufla na fachada, pois toda a estrutura pode ser feita na cor da esquadria e os tecidos de diversas cores.
Essas foram algumas opções de fechamento para bloqueio dos raios solares nos ambientes. Claro, que é importante na hora de escolher o melhor custo benefício e também o efeito que isso impactará na sua fachada e também no ambiente interno.