Close

O que você precisa saber antes de contratar um Arquiteto

Contratar um arquiteto é uma decisão difícil, além de muitas dúvidas existe um preconceito sobre a figura do profissional.

 

Algumas frases reforçam esses preconceitos, quem aí nunca pensou em alguma dessas frases antes de contratar um profissional?

 

“Vai me fazer gastar muito dinheiro”, “Eu mesmo faço primeiro”, “Se não tenho que construir uma casa, não preciso de um arquiteto”, “Já fiz uma reforma de uma casa e meu marido fez tudo”, “Eu posso ser o arquiteto da minha casa!”.

 

A questão é que temos alguns paradigmas culturais que vinculam a imagem desse profissional com um artigo de luxo. A arquitetura é um campo muito vasto, que permite ao arquiteto um leque de opções a ser seguida.

 

O Arquiteto pode se tornar urbanista que projeta em grande escala (área urbana) ou arquiteto de interiores (que projeta as áreas internas do edifício), pensando em escala menor ele pode atuar no design do produto. Pode projetar parques e museus, se especializar em casas sustentáveis, iates, aviões particulares, design de iluminação ou gestão da construção. Em suma, tem um mundo enorme pelo qual vagar.

 

Os arquitetos são capazes de desenvolver projetos e desenhos técnicos fundamentais para a concretização de ideias de construção ou reforma. Estão inscritos em uma Ordem Profissional e podem assinar documentos burocráticos para entidades (Municípios, Superintendências, …) e exercer atividades de gestão de obras. Mas não é só isso! Aqui vão algumas características que você precisa saber antes de chamar um arquiteto:

 

EMPATIA!!! Você precisa se identificar com o Arquiteto!

 

O arquiteto deve ser escolhido de forma empática! Tem que dar match!

Antes de contratar o seu profissional, pesquise e observe o trabalho dele. Geralmente, a primeira impressão é importante pois diz respeito ao gosto estético, conheça seu portfólio! Precisa haver identificação ao jeito que o profissional trabalha!

 

Se um arquiteto tem seu próprio estilo, sua própria personalidade de que você gosta, tanto melhor. Será mais fluido e fácil de chegar ao design dos sonhos!

 

 

O ARQUITETO É CRIATIVO

 

É muito importante que você diga ao arquiteto o que você quer fazer, como e por quê! Deixe ele traduzir esses pensamentos e vontades!!

 

Existem clientes que vão aos escritórios com esboços e desenhos de projetos do tipo “faça você mesmo”. Não faça isso!!! É como ir ao médico já com um autodiagnostico e prognóstico, que sentido faria?

 

Deixa o profissional te mostrar as ideias que ele pensa, pois vai muito além do que você possa imaginar. Somos treinados para ter esse domínio de espaço!

 

Ter a ideia não significa ter uma solução. O arquiteto trabalha bem quando tem dados, necessidades sobre a mesa, quando um orçamento e um prazo são comunicados a ele. O arquiteto trabalha mal quando o cliente o incomoda, quando muda de opinião com frequência, quando atrapalha no processo de projeto com ansiedades desnecessárias. E principalmente quando não entende o processo lógico!

 

 

O ARQUITETO NÃO É VIDENTE!

 

 

A comunicação profissional deve ocorrer de maneira clara e simples. Você deve explicar suas necessidades o máximo possível, assim como o arquiteto deve te fazer perguntas e explicar os prós e contras dos layouts que apresenta, as escolhas e os resultados esperados.

 

Nessa hora, vale também apresentar referências daquilo que gosta, pois, sendo leigo, muitas vezes existe uma dificuldade em exprimir um desejo e as imagens conseguem traduzir bem o caminho por onde seguir!

 

O ARQUITETO ONLINE: PRÓS E CONTRAS!

 

 

Em tempos de pandemia e lockdown, multiplicou-se o número de profissionais que oferecem serviços de design ou consultoria apenas online. Pode parecer uma solução rápida e fácil, mas nem sempre é o caso.

 

Depende do que você tem que fazer, se for construir uma casa, reformar ou simplesmente redecorar um ambiente, pois cada situação existe uma necessidade específica. Em uma reforma não pode acontecer totalmente online, é necessário o profissional por perto, que visite o local que entenda as necessidades. Ele vai precisar emitir através do conselho responsabilidades sobre esse projeto.

 

Um arquiteto online pode te ajudar em várias maneiras, todas válidas, mas você deve levar em consideração que ele não estará fisicamente presente quando tiver que tiver que decidir por acabamentos e materiais.

 

Cabe a você decidir a solução que melhor se adapta às suas necessidades e cabe a um arquiteto especificar quais são as suas competências e atividades para cada projeto, de forma a limitar as frustrações.

 

NEM TODO ARQUITETO SÃO ARQUITETOS DE INTERIORES E VICE-VERSA

 

 

Você pode escolher qualquer arquiteto para te ajudar a planejar sua reforma. O que você não deve subestimar, principalmente quando pensa que são “apenas pequenas mudanças”, é o quão difícil pode ser:

 

Organizar o espaço

Combinar cores

Escolher todos os revestimentos (ladrilhos/ pisos)

Decidir sobre os móveis

Especificar as luzes e projetar as bancadas

Definir os acessórios de decoração

Organizar o jardim e a varanda

Projetar móveis sob medidas

Planejar papéis de paredes e tintas

Adaptar os móveis existentes e planejar a composição com os novos

 

Não pense que um arquiteto comum pode cuidar das escolhas do mobiliário de interior e de toda a lista acima. Muitos não o fazem, limitando-se ao estudo dos espaços e da parte arquitetônica da planta.

 

É bom esclarecer isso antes de contratar um profissional!

 

O ARQUITETO TE AJUDA A GERENCIAR OS DETALHES

 

Em uma reforma tudo pode acontecer! Sempre falamos que a reforma é uma caixinha de surpresa e algumas decisões não são previstas em projetos, principalmente se a casa é antiga ou não possui um projeto estrutural, ou se tem pode estar defasado e durante a construção mudanças foram feitas em obra e não atualizadas no projeto. Enfim, em uma reforma quando o arquiteto acompanha, muitas decisões são tomadas na hora para que obra flua. Essas decisões tomadas de maneira precipitada podem ajudar a prevenir gastos futuros. O arquiteto está preparado para te ajudar a definir materiais eficientes com bons custos e que vão trazer economia na sua obra.

 

Vemos em muitos casos de clientes acabam gerenciando as próprias obras e isso eleva o nível de desgaste emocional ao extremo, pois, muitas decisões precisam ser tomadas rápidas e imprevistos contornados e esse poder de ação somente o profissional pode te ajudar. Por ser leigo, muitas vezes as decisões erradas acabam se tornando um pesadelo e desperdício de dinheiro.

 

EXCEDER O BUGET NEM SEMPRE É CULPA DO ARQUITETO

 

Você só pode contratar um arquiteto para descobrir que a casa dos seus sonhos custa o dobro do seu orçamento, mesmo depois de ter investido muitos meses em projeto e planejamento.

 

Antes de iniciar o design, coloque 3 prioridades na mesa desde o início:

ESTILO, ORÇAMENTO E CRONOGRAMA.

Um arquiteto trabalha em etapas. Esteja preparado para aprovar as coisas no processo de design e não se imagine entrar na casa depois de dois meses como nas (irreais) transmissões de TV.

 

Quanto mais complexo o projeto, mais fases operacionais serão. Não é muito inteligente saltar de um polo para o outro até porque existe uma ordem de intervenção na construção.

 

O orçamento é um dos pilares do planejamento e é impossível pensar em construir uma casa de Hollywood com alguns milhares de reais.

 

“Não é sensato pagar muito, mas é pior pagar muito pouco. Quando você paga muito, desperdiça um pouco de dinheiro, só isso. Quando você paga muito pouco, às vezes desperdiça tudo, porque o que você comprou não consegue atender às necessidades para o qual foi comprado. A lei de equilíbrio de negócios diz que você não pode pagar um pouco e obter muito – isso praticamente não é real. Se você está lidando com o licitante mais baixo, pense em adicionar uma fatia para o risco que corre e, se o fizer, certifique-se de que tem dinheiro suficiente para suportar o trabalho realizado duas vezes. ” John Ruskin, autor / economista 1819-1900

 

MAIS PROFISSIONAIS SÃO POSSÍVEIS PARA UM ÚNICO PROJETO

 

 

Na execução de um projeto existe um time! O Arquiteto, o Engenheiro (que trabalham em conjunto para realizar os cálculos e os projetos complementares da obra), o Paisagista, o Marceneiro, o Marmorista, o Pintor, o Pedreiro, o Instalador….enfim inúmeros profissionais que um depende do outro para chegar no resultado final.

Nessas obras somos ali o maestro da orquestra, nós sabemos tudo a respeito do projeto. Aqui no nosso escritório, quando fazemos o projeto arquitetônico e de interiores, somo nós que compatibilizamos o projeto estrutural do engenheiro com o nosso.

Isso nos torna os maiores conhecedores dentro da obra, temos o domínio das questões e sabemos as soluções perante imprevistos pois estamos alinhadas com o projeto.

 

O MÉTODO DE TRABALHO DO ARQUITETO É IMPORTANTE

 

 

Uma casa projetada por um arquiteto será mais valiosa (em vendas) do que outra que não é. O arquiteto vai te ajudar a abrir mais caminhos para conseguir o que deseja.

 

O arquiteto trabalha muito melhor com um método do que aquele que não faz! Geralmente as fases de trabalho são as seguintes:

 

FASE 1: BRIEFING

Aqui o cliente e arquiteto discutem os requisitos para o projeto, quantos ambientes, a função desses espaços e etc., verificando a correspondência entre as necessidades, desejos e orçamento do cliente.

 

FASE 2: ESTUDO PRELIMINAR

O arquiteto elabora um estudo que pode variar entre algumas opções extras caso o espaço permita que outras possibilidades aconteçam.

Nesse desenho é possível ver a disposição geral dos ambientes. O cliente aprova o layout antes de seguir para próxima etapa.

 

FASE 3: ANTE PROJETO

Nessa fase é apresentado o estudo em 3D dos ambientes conforme a planta aprovada. É possível entender o conceito proposto nos ambientes de forma que o cliente consegue se imaginar dentro dos espaços.

 

FASE 4: ESPECIFICAÇÃO

Com o projeto aprovado é possível fazer a especificação dos itens de acabamento como: pisos, revestimentos, materiais das bancadas, louças, metais, marcenaria, esquadrias, enfim, todo o conceito desenvolvido nas etapas anteriores. Nessa fase, com o auxílio do arquiteto, o cliente conhece os materiais e os seus custos. Essa é a hora de compreender bem o buget para não extrapolar os custos.

 

FASE 5: PROJETO EXECUTIVO

O arquiteto desenvolve os projetos executivos, desenhos técnicos que serão o ponto de partida para os orçamentos dos itens de obra e também para a execução.

 

FASE 6: PREPARAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE CONSTRUÇÃO

Essa fase, acontece no nosso escritório, logo após a aprovação do conceito. Desenvolvemos o projeto para prefeituras e condomínios pois assim o projeto já vai para a fase burocrática enquanto estamos trabalhando no detalhamento do executivo e o engenheiro no estrutural.

 

FASE 7: CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA

O arquiteto pode auxiliar o cliente a encontrar a mão de obra que executará o projeto. É importante que sejam levantados mais uma opção de custo par conseguir entender o valor da média da mão de obra e os diferenciais de cada empresa.

 

FASE 8: GESTÃO DA OBRA/ SUPERVISÃO DA CONSTRUÇÃO

Enquanto a empresa vai construir fisicamente a casa ou a reforma, o arquiteto pode ajudar o proprietário a garantir que o projeto seja construído de acordo com os planos e especificações. O arquiteto pode realizar visitas periódicas no local ou mesmo uma gestão real da obra para fiscalizar a construção e, em geral, manter o proprietário da casa informado sobre o andamento da obra. O empreiteiro é o único responsável pelos métodos, técnicas, programas e procedimentos de construção.

 

QUAL É A QUALIDADE MAIS IMPORTANTE DE UM ARQUITETO?

É a precisão?…. A criatividade?……A habilidade técnica? ….Empatia?….Solução de problemas?……Seu portfólio?….. O custo?

Essa decisão cabe a você decidir o requisito mais importante do seu arquiteto. Não há um manual de instrução por trás de uma obra de construção e não há um único resultado possível. Aqueles que reclamam do fato de que “o Arquiteto só me causou desastres” costumam avaliar a situação apenas do seu ponto de vista.

 

Do nosso ponto de vista, podemos afirmar que uma boa comunicação entre as partes é o melhor caminho para que tudo flua bem!

 

 

Se se quiser entrar em contato para esclarecer dúvidas, estamos à disposição!

Entre em contato no nosso email: contato@studiokt.com.br ou através das nossas redes sociais @studioktarquiteturaeinteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *