Conheça algumas espécies de plantas que florescem no inverno
A maioria das plantas entram em um período de semi dormência e diminuem o volume de crescimento e metabolismo na estação do inverno.
A ausência de luz dificulta a fotossíntese e, dessa forma, elas se adaptam para não morrer. Elas consomem menos água do solo e perdem as folhas para economizarem energia, já que produzem menos nutrientes.
Se você gosta de um jardim florido, conheça as espécies que vão contribuir para um paisagismo com cor e alegria no inverno!
Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus)
A árvore, nativa da Mata Atlântica e do cerrado brasileiro, é bastante usada para a arborização urbana. A floração dela tem seu pico no mês de julho e chega a durar por duas semanas.
Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)
É uma árvore geralmente plantada na cidade e também popular em vasos. Ele floresce a partir de abril e permanece até agosto. O cuidado com ela é simples: precisa de solo fértil e umidade moderada.
Flor-de-santo-antônio (Cuphea ignea)
Também conhecida como cigarrilha, é um arbusto com pequenas flores. Por ser comprida e colorida, a flor atrai borboletas e beija-flores, e é ideal para ser usada em projetos de paisagismo.
Azulzinha (Evolvulus glomeratus)
A azulzinha tem esse nome por suas flores de tons azuis. Geralmente é plantada em vaso ou no chão, já que é uma espécie rasteira. Atrai abelhas pela sua grande produção de néctar e não tolera geadas.
Gengibre-amarelo (Hedychium gardnerianum)
Possui flores alaranjadas ou amareladas e crescem facilmente. Por ser uma planta sensível, não tolera muitas horas de sol e são ótimas para cultivo em jardim de inverno.
Falsa-iris (Neomarica caerulea)
Essa é uma planta pequena que alcança 80 cm de altura. Suas folhas são finas e ela é geralmente plantada em canteiros, perto de muros ou em jardins. Se multiplicam sozinhas ou por mudas, a partir de suas próprias flores.
Siníngia (Seemannia sylvatica)
Popular na Mata Atlântica e na Amazônia, essa espécie floresce com facilidade por ser nativa das áreas frias dessas regiões. Vai bem em vasos, jardim de inverno e precisa de bastante umidade e adubação.
Camélia (Camellia L.)
Originária do Japão, a Camélia tem uma folhagem permanente. O solo ideal para o cultivo da flor é formado por três partes de terra vegetal e uma parte de composto orgânico. Regue duas vezes por semana.