Brise uma solução que alia estética e funcionalidade
De origem francesa, o brise soleil, significa “quebra-sol”, são elementos que fazem sombreamento na fachada. Essa é uma ótima solução para quem quer conforto térmico, uma casa que é mais fresquinha durante o verão e também pode captar todo calor do sol durante o inverno.
Esses elementos podem ser feitos de diversos materiais como concreto, madeira e mais comum em estrutura metálica.
Uma regrinha simples para a escolha da posição dos brises na maior parte do Brasil é a seguinte: para as fachadas leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e o da tarde (que chega rasante), prefira os brises com aletas verticais.
Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais.
A fachada sul carece menos dos brises, visto que tem uma incidência de sol muito menor. Sempre que possível, dê preferência aos modelos móveis. Eles serão muito mais eficazes.
Esses elementos possuem diversos formatos. Existem brises fixos e móveis; há os em colméia, inclinados, feitos de cobogós, chapas perfuradas e em inúmeros outros formatos e materiais. Existem até brises orientados por computador, que abrem ou fecham conforme a incidência solar.
É importante que o edifício já seja pensando em receber esses elementos, pois, não é para qualquer estilo de arquitetura.
Outra solução é usar o brise como beiral. Dependendo posição do sol, ele ajuda a diluir a incidência, trazendo um bom sombreado dentro dos ambientes.
Os brises podem estar presentes até nos pergolados. A intenção desses elementos é diminuir a incidência solar em um determinado ambiente, sem perder a iluminação natural ou mais privacidade para seus usuários.
Gostaram? Brises são lindos e além da sua função durante o dia, no período da noite ao acender as luzes fazem um efeito lindo na fachada!