Close

Telhado Aparente, Embutido ou Laje Impermeabilizada?

O grande responsável pela escolha do tipo de cobertura a ser definida em uma construção é o estilo da arquitetura que está sendo desenvolvida.

 

Existem três soluções arquitetônica para um dos elementos mais importantes da edificação, a cobertura.

 

  • Telhado Aparente
  • Telhado Embutido
  • Laje impermeabilizada

 

Telhado Aparente

 

Essa solução é mais conhecida, principalmente por nossa forte influência colonial, onde o telhado fica visível com a presença de beirais projetados para fora da edificação.

 

 

Em casas de alto padrão, o mais comum é a utilização de telhas cerâmicas ou de concreto sobre estrutura de madeira.

 

 

Por ser simples e funcional, este é o tipo de telhado das nossas casas tradicionais. As suas vantagens principais se encontram nos beirais largos que protegem a edificação das intempéries e dispensam o uso de calhas, além do bom desempenho termoacústico das telhas cerâmicas e de concreto.

 

 

Por conta da grande inclinação necessária para essas telhas (por volta de 30%, variando de acordo com o modelo), há uma grande utilização de madeira e das próprias telhas, o que eleva o custo. Uma coisa que também vale ressaltar é que está cada vez mais difícil encontrar mão de obra especializada para a execução de telhados.

 

 

Telhado embutido

 

É o tipo de telhado preferido para os projetos contemporâneos, pois dá um ar de modernidade e mais liberdade para trabalhar o jogo de volumes das construções que o telhado aparente.

 

 

As vantagens em relação ao telhado aparente estão no custo e na facilidade de execução. Por ficar totalmente escondido atrás de platibandas, o telhado embutido nos permite utilizar estrutura metálica leve e telhas onduladas, sejam de fibrocimento ou metálicas, sem nenhum prejuízo estético.

 

 

Para este tipo de telhado, a nossas telhas preferidas são as telhas metálicas trapezoidais do tipo sanduíche. Esse sistema utiliza duas telhas metálicas recheadas com um isolante termoacústico. São bem mais caras que as telhas de fibrocimento e as metálicas simples, mas seu desempenho é incomparável.

 

 

As desvantagens dos telhados embutidos ficam por conta da maior exposição das fachadas ao sol e à chuva e na obrigatoriedade do uso de calhas bem dimensionadas e bem cuidadas, pois entupimentos vão criar uma piscina sobre a sua laje.

 

 

Com relação às intempéries, uma solução é projetar a platibanda para fora, formando um beiral que irá proteger as fachadas do sol e da chuva.

 

 

É importante utilizar uma proteção no topo da platibanda com pingadeira. Pode ser um rufo metálico pintado ou, eu prefiro, uma peça de granito com uma leve inclinação. Essa proteção vai evitar a infiltração da água da chuva na alvenaria e, também, que a água da chuva escorra diretamente, levando a poeira acumulada no topo da platibanda para as paredes.

 

 

Laje impermeabilizada

 

Outra opção também comum é a utilização de lajes impermeabilizadas. Elas dão total liberdade para a criação, permitindo as formas mais incríveis e, também, possibilitam a utilização da cobertura como terraço, área de lazer ou jardim. Porém, o cuidado com a impermeabilização e a com a proteção térmica e acústica tem que ser redobrado.

 

 

As tecnologias de impermeabilização são diversas e bastante eficientes, com vida útil por volta dos 10 anos. Há opções como placas cimentícias, mantas asfálticas, membranas de poliuréia, aditivos para o concreto, etc. e uma boa solução provavelmente vai combinar ao menos duas dessas opções.

 

 

É muito comum as pessoas evitarem a utilização de laje impermeabilizada em suas casas por medo de infiltrações e do aquecimento por conta da incidência de sol, mas devemos lembrar que a grande maioria dos prédios as utilizam aos montes sem problema algum.

 

 

Como tudo que se vá construir, é muito importante contar com bons profissionais tanto para o projeto quanto para a execução da sua cobertura. O custo do projeto geralmente é irrisório perto dos prejuízos que uma obra mal planejada pode causar ao proprietário.

 

 

Independente do tipo de cobertura que irá realizar, é de extrema importância que ele esteja dimensionado corretamente para a coleta e escoamento de águas pluviais pois isso pode implicar em grandes infiltrações dentro da casa e até desabamento da estrutura. Não é que a laje é plana que não terá inclinações para a coleta das águas das chuvas.

 

Você gostou da matéria? Mande suas dúvidas para te ajudarmos a esclarecer.

 

Siga nossas redes sociais:

@studioktarquiteturaeinteriores

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *