Como escolher o sofá ideal?
O sofá é o grande protagonista da sala e errar nessa escolha pode trazer muitos problemas, como ambiente cansativo, com aspecto menor e dificuldades de manutenção. Para conseguir compor um espaço aconchegante e evitar arrependimentos separamos algumas dicas que te ajudarão nessa importante missão.
Para quem tem duas sala, uma de estar e a outra de TV pode investir em diferentes tipos de sofá. Para a sala de estar não há necessidade de ter um sofá retrátil, ele pode vir em um modelo menos profundo e com espuma mais firme e nesse caso pode apostar em cores mais neutras.
Já para as salas de TV ou de home theater pode investir em peças com espumas mais moles devido ao conforto que proporciona a quem vai passar períodos longos assistindo a filmes e programas.
Se o ambiente for usado pelos moradores o sofá com chaise pode ser a melhor pedida, sendo os modelos de poliéster e polipropileno os de maior durabilidade.
O tamanho da sala dita o do sofá. É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Caso o ambiente seja pequeno e possa receber apenas uma peça de dois lugares, a sugestão é apostar em pufes como mesa de centro, por exemplo.
É importante respeitar as proporções da sala pois um sofá maior em um ambiente pequeno pode causar uma má impressão fazendo com que o espaço pareça menor ainda.
Para esses ambientes investe em tecidos práticos e aconchegante. Uma dica é sempre impermeabilizar os tecidos dos estofados, a tensão com os cuidados é menor e a durabilidade do material torna-se maior.
Você pode optar por um sofá retrátil que permite o conforto na hora de ver TV e um ambiente convidativo para sua visita.
Sofás camas podem ser muito úteis para quem precisa de um espaço multifuncional, as capas podem dar aquela disfarçada no sofá cama e deixar a peça mais protegida quando usada pela sua visita.
Aproveite essas peças em um ambiente de multiuso como no home office.
A dica para casas com crianças e animais de estimação é sofá escuro, que disfarça melhor possíveis sujeiras. Nesse caso, a decoração do restante do ambiente deve priorizar tons claros, evitando ar pesado e aspecto de que o espaço é menor.
Sofás podem ser utilizados para dividir o ambiente. Você pode aproveitar e dispor um aparador atrás deles.
Sofá em “L” cai bem em espaços grandes, onde não atrapalha a circulação. Hoje os modelos permitem encaixar mesinhas entre os espaços de assento deixando o sofá mais leve.
Aposte em sofás de cores neutras e abuse da cor nos detalhes das almofadas e mantas. Se enjoar, basta mudar os acessórios, o que sai bem mais barato que um móvel novo.
Mas, se o seu perfil é de quem gosta de uma ousadia, os sofás coloridos dão um toque no ambiente com muita personalidade.
Fonte: limaonaagua.com.br; homelovr.com; westelm.com; pinterest; roomandboard.com; etsy.com; homebnc.com; casavogue.globo.com;decorfacil.com.br