Soluções Sustentáveis na Arquitetura
A busca por soluções sustentáveis já não é mais tendência e sim uma regra para a maioria das construções. Os projetos que abrangem esse conceito buscam além de pouparem o meio ambiente, a valorização do edifício e mais qualidade de vida às pessoas.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a sustentabilidade na arquitetura. Cada vez mais, os produtos sustentáveis, que já faziam parte do espaço de casa, se consolidam como investimento no mercado imobiliário. A pessoas querem mais conforto, eficiência e tecnologia dentro de casa.
O Brasil já é o quarto país com mais obras certificadas por sustentabilidade, por exemplo. Segundo o Green Building Council Brasil (CBC), nós estamos apenas atrás dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes. E isso fica visível quando as pessoas pedem cada vez mais soluções práticas e a sociedade pede responsabilidade socioambiental.
Aos engenheiros e arquitetos, foi posto o desafio: como aliar inovação e sustentabilidade em seus projetos arquitetônicos? Como atender ao desejo de economizar energia e comodidade na planta? Quais materiais de construção seriam apropriados para a eficiência e criatividade destes projetos?
Adequar o projeto às Legislações
Existem leis e normas que protegem o ambiente e que estimula a boas práticas, o simples ato de descartar corretamente o lixo das obras, por exemplo, já é uma atitude positiva. Se esses materiais puderem ser reciclados ou reutilizados, melhor ainda.
A ideia é reduzir o impacto ambiental, evitar desperdícios e ainda gerar uma economia em dinheiro, tanto para o cliente quanto para o arquiteto. Cumprindo as leis evita possíveis multas e penalizações.
Materiais Sustentáveis
Além da legislação, a arquitetura pode ser pensada em materiais que favorecem a construção de obras sustentáveis como o concreto pré-moldado que permite uma maior flexibilidade para ampliações futuras.
Os concretos pré-moldados tornam as construções mais dinâmicas, pois sua fabricação é muito econômica e rápida do que na alvenaria comum. As peças são criadas a parte do canteiro de obra, sendo recebidas prontas pelos profissionais construtores. Geralmente moldadas em placas de paredes e lajes, toda a construção funciona a partir de encaixe e junções de aço. Como blocos de montar.
As estruturas de aço também são bons materiais para se investir, já falamos sobre ele no nosso blog, a obra é mais rápida e gera menos lixo.
Uso da tecnologia
A tecnologia facilita e otimiza a nossa vida e acaba que não é diferente na arquitetura.
Hoje, muitas soluções sustentáveis no mercado existem graças à tecnologia: revestimentos à base de materiais reciclados, lâmpadas econômicas, materiais sustentáveis utilizados em móveis para área externa, pisos que imitam madeira, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, reuso de água, e por aí vai.
Ao adotar essas medidas tecnológicas, você dá para o seu projeto soluções inteligentes que vão facilitar a vida dos clientes e ainda vão agredir cada vez menos o meio ambiente.
E engana-se quem pensa que essas alternativas são muito caras. Às vezes, o custo inicial vai poupar dinheiro e dores de cabeça futuras.
Reutilização dos materiais de construção
Você já pensou que vários materiais de demolição jogados fora podem ser reutilizados em uma obra?
Madeiras, metais e cerâmicas, por exemplo, que viram entulhos, ainda podem ter uma serventia enorme em novos projetos arquitetônicos sustentáveis.
Portanto, não tenha medo de usar a criatividade para incluir esses itens e reutilize tudo o que for possível, desde que os materiais estejam realmente em boas condições para as obras, é claro.
Adeque o projeto arquitetônico na natureza
É fundamental ter uma mentalidade sustentável na hora de construir projetos arquitetônicos.
Na medida do possível, poupar o solo e a vegetação local e adequar a construção ao terreno sem ter que movimentar tanto, preservar a água, entre outras práticas que protejam o pouco que nos resta.
Para que isso seja possível, algumas alternativas podem ajudar, como é o caso da inclusão no projeto a construção de uma cisterna que armazene a água da chuva, por exemplo.
A adoção de painéis solares para geração de energia e outras práticas, que já são mais acessíveis, também são muito bem-vindas.
Tudo isso também pode ser aliado a um projeto de paisagismo.
A construção de telhados verdes é uma solução de arquitetura sustentável completamente influenciada pelo novo urbanismo. Caracterizada pelo uso de vegetação e materiais reflexivos para redução de calor nos edifícios, estas instalações são muito atrativas aos clientes. Tanto pelo aspecto estético quanto “verde”, os green roofs são ótimas oportunidades de criação aos arquitetos.
Ambientes ventilados e iluminados
Principalmente em países quentes como o nosso, é importante pensar em construções bem arejadas e com boa ventilação para poupar o uso de energia elétrica, principalmente.
Por isso é muito importante tomar cuidado para não criar corredores de vento desconfortáveis, bem como verificar a direção predominante dos ventos na hora de projetar.
Ao facilitar a ventilação natural e cruzada, por exemplo, você oferece aos seus clientes um projeto mais inteligente, que poupa problemas futuros com espaços desconfortáveis, abafados ou frios demais.
O que ajuda bastante também são as janelas maiores, que promovem não só a boa ventilação, como aproveitam melhor a luz natural.
Quanto mais você se tornar sensível à causa, mais fácil será a aplicação de soluções tecnológicas e sustentáveis na sua casa.
Quando fazemos algo que acreditamos, certamente as ideias surgem e criamos alternativas extremamente inovadoras para poupar a natureza e trazer qualidade de vida.
Que tal promover a arquitetura sustentável, pode começando a adaptar nas pequenas escolhas, como materiais mais resistentes que não sejam descartáveis com tanta rapidez.
Vamos viver e criar um mundo cada vez melhor e mais consciente!