Azulejo de metrô: uma releitura contemporânea
Com ar vintage porém moderninho, os azulejos de metrô ou subways tiles vieram para substituir as pastilhas de vidro. Eles são uma releitura muito contemporânea desse antigo material.
Eles foram ressurgindo aqui e ali até se tornarem uma verdadeira febre quando se fala de revestimentos para o banheiro e para cozinha. Com ar cool e visual retrô, eles conquistaram as paredes das casas mais descoladas dos dias de hoje, apesar de terem estreiado nas estações de metrô de Nova York no início do século 20.
Eles estão mais utilizados em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e área de serviço. Mas isso não é uma regra, vai de acordo com sua criatividade.
Nessa cozinha, os azulejos de metrô aparecem na sua forma mais clássica, brancos e com rejunte cinza. Eles ganham mais destaque ao serem confrontados com a cor dos armários em cinza.
Também é possível fazer o contrário, apostar nos armários na cor branca e destacar os azulejos em outra cor, o cinza, nesse caso é uma combinação perfeita.
Uma outra aposta é no all black, tudo preto, para quem gosta de cozinha escura, é um material bem visto. O brilho da peça traz uma textura interessante no ambiente. E da maneira que foi colocado, como espinha de peixe, deixa uma ar mais contemporâneo.
Na onda dos metalizados, é possível encontrar os subway tiles nesse material que traz sofisticação ao ambiente.
Nessa cozinha, com um ar mais natural, o verde agrega valor e traz um toque de alegria e vida ao espaço.
Na lavanderia, ele é uma excelente opção para fugir dos porcelanatos brancos ou das cerâmicas quadradas brancas. Discreto ele aparece na sua versão clean com rejunte branco. Mas, nada impede de trazer uma cor diferente.
No Banheiro o clássico branco com rejunte escuro traz um toque de modernidade colocado apenas em meia parede, como um lambri, e contrastando com a pintura mais escuro na outra metade.
Fugindo da colocação estilo tijolinho o desenho diferenciado traz mais identidade ao ambiente e a cor um destaque a mais!
Colorido e aplicado na vertical, o azulejo de metrô, neste caso, passa longe de transmitir uma estética do passado. Muito pelo contrário:somado ao espelho geométrico e à bancada minimalista, traz ares de futuro.
Rosa e cinza é outra combinação infalível! Esse banheiro traz um ar mais delicado com essa mistura de cor e o aconchego trazido pela madeira.
Esse revestimento é muito versátil e possibilita uma grande diversidade de uso e paginação, esses são alguns exemplos de como pode ser utilizado. E hoje no mercado é possível encontrar diferentes cores e tipos de materiais e também do rejunte.
Vale a pena ser criativo e trazer um toque cool ao seu ambiente. Que tal ousar?