Qual o tipo ideal de piscina?
Quer construir uma piscina mas não sabe com qual material fazer? Nós preparamos uma matérias sobre quatro tipos de piscinas, as feitas em concreto, de areia, de fibra de vidro e vinil.
É importante entender cada tipo de material, suas vantagens e desvantagens antes de construir sua piscina.
Continue lendo para saber qual desses tipos você se identifica mais!
CONCRETO
A piscina de concreto tem uma boa relação custo-benefício, apesar de apresentar um preço superior comparado aos outros tipos. O material possui grande resistência mecânica e é versátil pois pode ser projetado em qualquer tamanho e formato e adequa-se a qualquer tipo de terreno valorizando o seu imóvel.
Uma outra vantagem deste tipo de piscina é que há uma grande variedade de acabamentos disponíveis para a utilização: desde o tradicional azulejo, até as pastilhas ou pedras. Claro que os preços desses acabamentos são diferentes e o que agregará mais valor no preço final dessa piscina.
Outro cuidado importante é avaliar o tipo de terreno onde a piscina será construída. Terrenos menos estáveis podem demandar reforços especiais, o que aumenta os custos da obra.
Ao ser construída, esse tipo de piscina deve receber uma camada de impermeabilização. Isso pode ser feito utilizando argamassa ou manta asfáltica.
Uma desvantagem é que, por se tratar de uma construção ás vezes mista de concreto e alvenaria, podem eventualmente surgir fissuras ou rachaduras. Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se não esvaziar a piscina sem antes consultar um especialista, já que alguns danos na estrutura podem ser irreversíveis.
Piscina de alvenaria que possibilita grandes tamanhos e formatos diferentes se agradar o morador.
A pedra natural cria um efeito mais natural do que as cerâmicas. A instalação é diferente pois não utiliza rejunte.
A piscina de concreto possibilita se adequar até os pequenos espaços e se for preciso pode ser feita acima do nível se o problema for profundidade.
AREIA
As piscinas de areia são feitas por uma base de concreto impermeável recoberto de areia compactada e compostos fixadores que resistem às condições meteorológicas. Além de ser antideslizante, e evitará escorregões.
A areia que cobre a piscina é ser macia e agradável ao toque e com esse material são cobertas as paredes da bacia da piscina e o chão do jardim. Ela resite muito bem à pancadas e é bastante fácil de limpar. Na verdade, pode usar uma máquina com jato pressurizado para fazê-lo mais rapidamente.
O processo não é apenas jogar areia ao redor da piscina, deve tentar criar um entorno natural que encaixe na paisagem do nosso jardim, para parecer um oásis, ou o mais natural possível.
Com este formato pode eliminar as bordas e escadas da piscina, pois é possível criar uma rampa natural de acesso à água.
Já pensou em ter uma praia particular em sua residência?
Mas lembre-se, essa areia não fica solta, ela é compactada! Este tipo inovador de piscina se diferencia principalmente pelo tipo de revestimento, que pode ser aplicado inclusive em qualquer piscina existente.
A desvantagem desse tipo de piscina é o custo por se tratar de uma tecnologia relativamente nova no Brasil
FIBRA DE VIDRO
As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas e, por isso, são bem mais rápidas e práticas de se instalar do que os outros tipos. O custo em relação à piscina de concreto é bem mais atrativo. Além disso, possui boa a durabilidade e sua resistência a vazamentos também.
Um outro benefício fundamental a ser destacado é que as piscinas desse tipo são bem mais fáceis de limpar por serem lisas. Assim, não há acúmulo de sujeira, fungos ou bactérias.
Sua construção consiste basicamente na retirada da terra do local onde a piscina será posicionada e na construção do piso ao redor dela. É importante estar atento pois, caso o seu terreno não seja suficientemente estável, pode ser necessária a construção de uma estrutura que lhe dê reforço, o que faz com que os custos da obra aumentem.
Mas, para poder desfrutar de todos esses benefícios, é importante escolher uma piscina de um fabricante de qualidade.
As desvantagens desse tipo de piscina têm a ver com as limitações na escolha de modelos diferentes e com o transporte da peça até o terreno.
O design da piscina fica limitado ao catálogo dos fabricantes porém é a forma mais rápida de instalar.
VINIL
A piscina de vinil é construída sobre outras estruturas, como a alvenaria, sendo que o vinil é o próprio material de acabamento estético e funcional. Sua principal vantagem é que acaba por dispensar outro revestimento e também a impermeabilização – e o vinil pode ser encontrado em diversas estampas, cores e modelos.
É uma opção alternativa a quem deseja revestir com materiais mais tradicionais como cerâmica, já que sua construção é mais rápida e barata – além de promover uma boa higiene, pela facilidade de limpeza sem uso de rejuntes e sem acúmulo de sujeira, fungos e bactérias.
Entretanto, a durabilidade das piscinas de vinil pode ser afetada mais facilmente pelo uso de produtos químicos, como cloro excessivo. Isso faz com que a tinta se desbote e a superfície resseque.
Apesar da durabilidade mais restrita, o modelo de vinil pode ser mais atraente em termos de custos do que os mais tradicionais.
As piscinas de vinil possuem uma clara vantagem em relação ao tamanho: ao contrário dos modelos de fibra, que possuem formato pré-fabricado, o vinil pode se adequar a diferentes tamanhos de uma obra.
Gostou da matéria? E aí, qual dessas opções mais te agrada?